Jazz em Agosto

Lisboa

Concerto

A resistência e o mundo mais justo são o mote

Começa agora mais uma edição do Jazz em Agosto, em vários locais da Fundação Calouste Gulbenkian. Um cartaz bastante abrangente, este ano com o mote da “resistência e do grito coletivo clamando por um mundo mais justo”. O festival dura até ao dia 11 de agosto e os bilhetes variam entre os doze e os quinze euros.

A estreia do Jazz em Agosto é já esta quinta, dia 1 de agosto, com o concerto do guitarrista americano Marc Ribot que vai apresentar o seu álbum “Songs of Resistance”, acompanhado de vários músicos. Já no sábado é a vez da norueguesa Maja Ratkje, apresentada como uma das mais originais criadores na área eletrónica experimental, seguida de Heroes are Gang Leaders que vão celebrar a cultura negra e questionar os desequilíbrios sociais das nossas sociedades.

Domingo, dia 4, Abdul Moimême centra a sua ação na guitarra ou no saxofone, pelas 17 horas. Já às 18h30 acontece “um dos mais estimulantes encontros no jazz português dos últimos anos” com a atuação do saxofonista Ricardo Toscano que se junta a “três dos mais destacados e inventivos intérpretes da música improvisada nacional”: Rodrigo Pinheiro, Miguel Mira e Gabriel Ferrandini. No mesmo dia, à noite, assista ao projeto da visionária flautista norte-americana Nicole Mitchell - Mandorla Awakening.

Na próxima semana, os concertos começam na quinta, dia 8, com regresso ao Jazz em Agosto do guitarrista francês Julien Desprez que traz o seu trio Abacaxi. No mesmo dia, assista ao “punk psicadélico, radioativo e contrastado” do novo frupo criado pelo violinista francês Théo Ceccaldi – Freaks. A 9 de agosto acontece ao fim da tarde a surpreendente parceria entre Joey Baron e Robyn Schulkowsky e à noite Tomas Fujiwara lidera um ambicioso projeto de seu nome Triple Double que passa pela composição de uma música construída em torno de três duplas: duas baterias, duas guitarras elétricas e dois sopros.

Destaque para a junção entre a harpista Zeena Parkins e o baterista Brian Chase no dia 10 e, à noite, o espetáculo de Ambrose Akinmusire que é considerado um dos “músicos mais criativos e fascinantes do jazz contemporâneo norte-americano”.

O ciclo no Jazz em Agosto encerra no dia 11, domingo, primeiro com Eris 136199, às 18h30, e à noite com uma das “mais originais guitarristas na órbita do jazz”: Mary Halvonrson.   

Sendo já uma referência nos festivais de jazz em Portugal, o Jazz em Agosto decorre até 11 de agosto. Para mais informações, basta consultar o programa completo em gulbenkian.pt/jazzemagosto.   

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora