A cidade do Porto antecipa para este sábado as comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala oficialmente a 28 de março. Ao longo do dia haverá mais de 70 atividades, a maioria gratuitas, apresentadas por 36 entidades da Invicta. Durante a manhã acontecem visitas guiadas em diversos locais, como o Palácio da Bolsa, o Paço Episcopal, a catedral ou as catacumbas da Igreja de São Francisco. A estas juntam-se vários workshops e oficinas, por exemplo no Museu do Vinho do Porto ou no Arquivo Distrital, um pedipaper (da Cordoaria ao Cais Novo) e uma edição especial do Mercado Urbano By Portugal Lovers, na Praça das Cardosas. Do programa de tarde destacam-se os espetáculos de música medieval e jazz no varandim da Torre dos Clérigos, a inauguração da exposição “Raul Brandão: Pintura e ilustração”, na Casa Museu Guerra Junqueiro, e um espetáculo de teatro na Associação Social e Cultural de S. Nicolau (Rua da Reboleira, 59).
À noite, o projeto Alumia evoca os 20 anos do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade com um novo roteiro de luz composto por nove instalações entre o Largo dos Lóios e o Passeio das Virtudes. Quem quiser conhecê-lo ao detalhe pode inscrever-se numa das três visitas guiadas deste sábado (19h00, 20h30 e 21h30) através do email alumiaservicoeducativo@gmail.com. Conheça aqui o programa do Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.