Festa dos Tabuleiros 2019

Festa

A Festa do Povo para o Povo

Realiza-se de 4 em 4 anos e é um dos maiores símbolos de Tomar. A Festa dos Tabuleiros enche por estes dias as ruas da cidade revelando um espetáculo memorável entre 29 de junho e 8 de julho. O cortejo sai à rua para cumprir uma tradição secular em que as mulheres carregam na cabeça os seus tabuleiros em honra do Espírito Santo, alguns deles podendo chegar aos 15 quilos.

Longos tabuleiros em altura, com o mesmo tamanho da rapariga que os carrega, enfeitados com flores, pães, verduras e espigas de trigo que, segundo a organização, “simbolizam colunas de uma catedral em movimento, tendo o céu por arco em ogiva”. Toda a população se mobiliza para concretizar este cortejo, das flores de papel que são feitas à mão pelas famílias, passando pelas casas que são enfeitadas com colchas e flores nas varandas até às associações culturais, as escolas, os lares, todos entram nos preparativos e dão o seu melhor para que tudo seja um sucesso.

Um dos pontos altos desta Festa dos Tabuleiros é então no fim de semana, dia 7 de julho pelas 16 horas, com o cortejo propriamente dito a sair da Mata Nacional dos Sete Montes e a percorrer cerca de 5 quilómetros ao longo de quatro horas com passagem obrigatória pela Praça da República para a bênção.

Atrás do cortejo seguem os carros com pão, carne e vinho, puxados por bois que, depois de benzidos (a chamada Pêza) serão distribuídos no dia seguinte por várias instituições sociais locais.

Apesar do cortejo ser só no último fim de semana de festa, há muito para fazer nos dias que precedem o mesmo. A partir de 29 de junho conte com várias marchas, jogos populares, gastronomia, exposições, artesanato, arraiais, atuações de ranchos, fogo de artifício, música, etc. Blaya, Azeitonas, Quinta do Bill, Rui Veloso ou Ana Moura, são alguns dos nomes que vão dar música a esta festa no Estádio Municipal.

Para sentar nas bancadas do cortejo ou para assistir a cada dia dos concertos os bilhetes têm um custo de 10€. Também poderá optar pelo passe de 30€ para assistir a todos os concertos. Todas as restantes atividades são gratuitas. Consulte a programação completa aqui.

Imagem: Turismo Centro de Portugal

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora