Arraial de são João no Porto

Porto

Animação de Rua

Olhó martelo e o alho porro!

Chega o dia (e noite) tão aguardado pelos portuenses. O São João do Porto é um dos mais conhecidos e concorridos do país e não faltam rusgas e arruadas, bailes e arraiais, fogo de artifício, muitos concertos em mais de dez palcos espalhados pela cidade com nomes como Jorge Palma, Marta Pereira da Costa ou João Gil.

Martelos, alho-porro, manjericos ou sardinhas são alguns dos elementos-chave que não podem faltar por estes dias no que à tradição diz respeito. Mas nos eventos de agenda, também já há alguns que não podem faltar.
 
Concurso “Cascatas de são João”
É promovido pela Câmara do Porto e pretende todos os anos estimular a criatividade e manter vivas as tradições da cidade, sendo destinado a todos os moradores do concelho que se proponham a construir uma cascata em honra de São João, tendo como motivo principal um passo na vida do santo padroeiro. Este ano, são 34 cascatas a disputar os prémios. A visita das cascatas é gratuita e acontece até dia 30 de junho, de segunda a sábado entre as 14h e as 17h. Saiba aqui onde pode visitá-las.
 
São João das Artes
A Casa das Artes volta a celebrar pelo terceiro ano consecutivo o São João das Artes. É mesmo na noite de São João, a 23 de junho, mas começa logo às 15 horas. A festa tem entrada livre e é para todas as idades. Haverá concertos e sets de DJ, muitas sardinhas, bifanas, broa e caldo verde como um São João que se preze. Para os mais novos, conte com muita animação desde jogos tradicionais a insufláveis e pinturas faciais. Se quiser começar a festa mais cedo, no dia 22 de junho acontece o Baile Maracujália, uma festa de sons tropicais que já passou por outros espaços do Porto.
 
Música popular e Bailarico
São vários os locais onde o bailarico é certo. Até ao fim do mês de junho, tire o pé do chão, afine a garganta e encha-se de energia porque só daqui a um ano vai poder viver todo este frenesim outra vez. O ponto alto é, claro, a noite de São João, mas não menospreze os outros dias porque a festa é garantida. Descubra aqui o programa completo.
 
Rusgas de São João
É no dia anterior à grande noite de São João que as rusgas saem à rua. A partir das 18h do dia 22 de junho, o desfile acontece na Avenida dos Aliados e a exibição final perante o júri será na Praça do General Humberto Delgado. Terminado este desfile, a partir das 22h, um dos concertos mais esperados. Jorge Palma sobre ao palco dos Aliados num espetáculo feito à medida do São João do Porto, acompanhado por uma banda alargada que inclui um acordeonista e uma secção de metais, assim como alguns convidados surpresa.
 
Fogo de Artifício na Ribeira
Uma das maiores tradições do São João do Porto. Esteja em que ponto da cidade estiver a fazer a sua sardinhada, já sabe que não pode perder o fogo na Ribeira. Este ano serão quase 20 minutos de espetáculo e mais de 150 mil disparos pirotécnicos lançados desde a Ponte Luiz I e de várias plataformas no rio Douro.
 
Concertos em toda a cidade
São mais de 10 os palcos espalhados por toda a cidade, todos de acesso livre, e para todos os gostos. Começa nos Aliados com o primeiro concerto ao vivo no Porto de Marta Pereira da Costa com o seu quinteto e a sua guitarra portuguesa. Além do fado e da música nacional, poderá contar também com outras sonoridades como o jazz, as mornas cabo-verdianas ou o chorinho brasileiro. Com ela em palco estarão dois convidados especiais: o coro Gospel Collective e o cantor portuense Bezegol.
Depois da meia-noite chega João Gil para recordar muitos êxitos da sua autoria e que dispensam apresentações, caso de “Perdidamente”, “Postal dos Correios”, “125 Azul” ou “Solta-se o Beijo”. Mas não vai sozinho. Vai partilhar palco com Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.
 
Depois da folia, o dia 24 com programa mais recatado
Ainda tem energia ou já a esgotou toda na noitada? No dia 24, a partir das 16h, a “ressaca” faz-se com música clássica, com o Concerto de são João da Banda Sinfónica Portuguesa. Se não aprecia música clássica, acontece à mesma hora a tradicional regata de barcos rabelos no rio Douro organizada pela Confraria do Vinho do Porto com 18 embarcações a vão competir num percurso que vai desde o Cabedelo à ponte Luiz I.

Esta é apenas uma amostra, claro. Mas todo o programa pode ser consultado aqui.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora