Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

Venham daí as Festas de Lisboa!

Lisboa

Animação de Rua

Qual vai escolher?

Todos sabemos que o Santo António é o primeiro padroeiro a ser celebrado num mês que se quer de muita folia. Há grandes festas na agenda, outras mais pequenas, algumas que ainda ninguém conhece. E, na verdade, nem precisa de se preocupar em escolher exatamente a que festa quer ir. Basta sair de casa, seguir o cheiro das sardinhadas ou o som do bailarico e está despachado. Todos os bairros organizam as suas festas de rua, de Alfama à Mouraria, passando pela Bica ou pela Graça... Mas se não gosta de ir às cegas, selecionámos alguns arraiais, entre dezenas, para que não vá sem saber para onde. Escolha os seus preferidos e salte de festa em festa.

(Lista em atualização…)


1. Arraial da Vila Berta

Já lá vão 10 anos que o arraial da Vila Berta começou como uma festa de vizinhos com o objetivo de comemorar os 100 anos da vila. A organização convida-o a “dançar, comer e beber na rua mais bonita de Lisboa” com a certeza de que vai haver sardinhas, pão e caldo verde numa das mais concorridas festas do Santo António. Aliás, aqui a festa já começou por isso esteja atento ao Facebook e saiba tudo o que por lá se passa.

2. O Terraço é Lindo! 

Uma das melhores vistas sobre a cidade promete uma festa à grande para celebrar os Santos Populares. A começar já nos dias 9 e 10 de junho. O “Terraço é Lindo” é o mote do arraial no Terraço 23 que começa logo no domingo, 9 de junho e véspera de feriado, a partir das 17 horas e até à 1h, com a presença de Bill Onair. Já na segunda há matiné, das 12h às 21h, num ambiente mais familiar onde os mais novos também são bem-vindos. A promessa é “o arraial mais supimpa de Lisboa”.

3. Santos à Campolide

Mais um ano, mais uma grande festa na Quinta do Zé Pinto, em Campolide. Quim Barreiros, Rosinha, Iran Costa ou Ruth Marlene são alguns dos nomes sonantes que lhe vão dar música num cartaz recheado de animação até 16 de junho. Há cerveja, sardinhas e bifanas para todos!

4. Arraial de Alvalade

Começa a 7 de junho e termina a 16 um dos arraiais mais recentes mas que tem vindo a ganhar fama ao longo dos anos. Realiza-se no Parque de Jogos 1º de maio e conta com concertos gratuitos todos os dias e uma programação que dizem ser eclética com nomes como GNR, Avô Cantigas ou Kimanus. Nos comes e bebes, conte com barraquinhas de sardinhada, mas também caracóis, bifanas, cachorros, leitão assado e farturas. A entrada é pela Rua Silva e Albuquerque, em frente ao nº 19, tem início às 17h e termina às 22h30. Às sextas, sábados e vésperas de feriado, encerra às 24h.   

5. Santos em Santos

Este ano, na Estrela, não há festa num só local. Porque a festa de Santo António merece espalhar-se por toda a cidade. Até dia 29 de junho o palco principal da freguesia de Santos continua a ser o Jardim de Santos com concertos de Quim Barreiros e Toy, a 8 e 15 de junho, respetivamente. Mas haverá também, segundo a Junta de Freguesia, “várias surpresas espalhadas” pela Rua Vicente Borga, o Largo Dr. José Figueiredo, a Praça da Armada, o Largo do Chafariz da Esperança e o Largo Vitorino Damásio. Este ano, celebre os Santos em Santos.

6. Arraial Veggie Vibes

No Santo António não se comem só sardinhas, é um facto. Mas no Mercado de Santa Clara, junto ao recinto da Feira da Ladra, o Arraial Veggie Vibes vai mais longe. Em vez das sardinhas ou bifanas, aqui o rei da festa são as seitanas (versão vegan das bifanas), o chouriço assado vegetariano ou as sardinhas de rábano. Tudo o resto promete ser um arraial como todos os outros: com cerveja, vinho e muita música popular para um grande bailarico. A entrada é gratuita e realiza-se de 8 a 13 de junho.

7. Grande Arraial de Benfica

Ruth Marlene e Toy dia 20, Blaya dia 21, Cuca Roseta, dia 22 e HMB dia 23 de junho. Um cartaz de luxo compõe o Grande Arraial de Benfica, na Alameda Padre Álvaro Proença, entre os dias 20 e 23 de junho. Esta é uma festa que vem fora de horas, mas claro que haverá os tradicionais arraiais nos vários bairros da freguesia. No entanto, Santo António é todo o mês e este grande arraial vai já na sétima edição conquistando cada vez mais adeptos. Este ano há dois palcos e mais de uma dezena de artistas, marchas populares, Festival de Folclore, animação de rua e a 2ª edição da Corrida do Grande Arraial de Benfica. Para uma festa mais amiga do ambiente, os copos vão ser, pela primeira vez, reutilizáveis.

8. Arraial de Santa Catarina - Santos de Santa

Aqui a festa é o mês inteiro! Até 30 de junho já passou Santo António, São João e São Pedro e só aí a festa acaba. O Arraial de Santa Catarina, na Calçada do Combro, é já conhecido por todos e muito escolhido para jantar nas mesas corridas. Tem espaço para 200 pessoas sentadas e serve jantares com a comida típica de arraial. E, claro, não podia faltar a música ao vivo (à exceção dos domingos). Esta festa dura já há mais de 15 anos, é organizada pelos escuteiros de Santa Catarina que montam todo este arraial para angariar fundos. A localização privilegiada (quem vai para a Bica) faz com que esta festa seja muito concorrida.

9. Arraial Composto

Este promete ser o arraial “mais amigo do ambiente e multicultural de Lisboa”. O Arraial Composto, organizado pela associação Renovar a Mouraria, tem como mote “Ainda queremos ter planeta em agosto?” e vai acontecer no Largo da Rosa, na Mouraria, até 29 de junho. A festa acontece todas as sextas e sábados com concertos a partir das 20h. toda a decoração do arraial é feita com materiais reutilizados, a louça será biodegradável e não haverá plástico descartável. No Arraial Composto o lema é “repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar”.


Fotografia: Facebook Vila Berta
 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida