Open Conventos - 1ª edição

Lisboa

Arquitetura

Uma versão do Open House mas com conventos

Vem aí um evento, provavelmente, inédito em Lisboa. Conhece o Open House que abre as portas de vários espaços do país para celebrar a riqueza arquitetónica de Portugal? Agora pense no mesmo projeto, mas com conventos. É isso mesmo que vai acontecer em Lisboa entre os dias 23 e 25 de maio.

O programa contempla visitas guiadas gratuitas, conversas, itinerários ou visitas livres que podem ser feitas com a ajuda da aplicação Quo Vadis (plataforma turística do Patriarcado de Lisboa). Ao longo destes dias poderá visitar os mais importantes conventos e mosteiros da cidade que habitualmente estão encerrados ao público.

Sabia que a Assembleia da República, o Museu Nacional de Arte Antiga, a Cúria Patriarcal ou os Armazéns do Chiado já foram conventos ou mosteiros? Em 1834, quando acabaram as ordens religiosas, estes edifícios foram esvaziados um pouco por todo o país e acabaram por acolher escolas, hospitais, museus ou forças militares. Passaram, por isso, a cumprir propósitos bem diferentes daqueles de outros tempos, mas impedindo desta forma que fossem abandonados.   

Juntos para concretizar esta iniciativa estão a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Patriarcado de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Apelar para o património religioso, artístico e arquitetónico é o principal objetivo deste Open Conventos.

Tudo o que está no programa é totalmente gratuito mas algumas atividades carecem de inscrição prévia, por isso, consulte aqui o que vai acontecer.

Imagem: Parlamento

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora