Durante dois dias o Teatro do Campo Alegre, no Porto, recebe o “Foco Deslocações”, um miniciclo dedicado aos refugiados que junta várias artes. Na sexta-feira, às 21h30, a dança cruza-se com o teatro no espetáculo “Samedi Détente”, apresentado pela música e coreógrafa ruandesa Dorothée Munyaneza. Uma peça intensa sobre as cicatrizes de um genocídio que matou mais de um milhão de pessoas naquele país africano. Munyaneza volta a subir ao palco no dia seguinte para um concerto no café-teatro, a partir das 23 horas. No Porto, a interprete da banda sonora do filme “Hotel Ruanda” irá apresentar vários temas do primeiro álbum, que entrelaça afro-folk, dança e letras com o canto militar americano.
No sábado também será lembrada a guerra na Síria, primeiro através da exibição do filme “Água prateada” (18h30) e depois com o espetáculo de dança “Displacement”, assinado pelo artista sírio Mithkal Alzghair. Com início às 21h30, aborda as questões da herança militar, da ditadura, da revolução e dos deslocamentos. O cartaz fica completo com um encontro (entrada gratuita; 15h00) em que os dois artistas convidados irão partilhar memórias e opiniões. O bilhete conjunto para o Foco Deslocações (2 espetáculos + concerto + sessão de cinema) custa 12€.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.