O que fazer no feriado de 25 de abril

Animação de Rua

Aproveite a sua Liberdade

Se 25 de Abril é o Dia da Liberdade, então é para celebrá-lo como deve ser. Ir para a rua, aproveitar que somos livres e que há sempre muito para fazer e descobrir. De corridas, a exposições, passando por festas e concertos gratuitos, descubra as várias opções que tem para não ficar em casa.
 
Espetáculo de Video Mapping
Inserido no programa Abril em Lisboa, vai acontecer no dia 25 de Abril o espetáculo de vídeo mapping imersivo a 360º - o Memórias de Abril – às 21h, 21h30 e 22h na Praça do Comércio.
 
Pastéis de Nata grátis 
A Pastelaria Batalha não vai deixar este feriado passar em branco. Por isso, vai oferecer pastéis de nata nas três lojas que detém, em Lisboa e na Venda do Pinheiro. Aproveite, não tem que fazer compra mínima! Passe por lá, entre as 15h e as 19h. Limitado a um bolo por pessoa.
 
Visitas encenadas no Museu do Aljube
Que melhor altura do que esta para visitar o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade? Neste dia vão acontecer visitas encenadas, conversas, hora do conto, poesia, música e muitas outras atividades. Instalação em dança de Sofia de Ó às 15h, concerto com Márcio Pinto na marimba, acompanhado por Catarina Anacleto no violoncelo, entre as 16h e as 17h, e, no final, uma sessão de poesia dedicada a Sophia de Melo Breyner Andersen.
 
“Como se faz uma revolução”
Pelas 15h30, passe pelo Palácio Pimenta, no Campo Grande, para assistir a esta viagem à Lisboa do século 1910 onde se vai falar de descontentamento, sonho, conspiração, coragem e muitos outros ingredientes. A visita á gratuita mas exige inscrição no dia anterior. É indicada para maiores de 6 anos e haverá interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Este programa está integrado no programa Abril em Lisboa.
 
Festa no Jardim do Campo Grande
Há festa para toda a família no Jardim Mário Soares (jardim do Campo Grande), a partir das 10h, com música e atividades desportivas.
 
Festival Política
Decorre até domingo, 28 de abril, a terceira edição do Festival Política, no Cinema São Jorge. Entre cinema, conversas, debates, concertos, workshops e arte, convida a repensar a sociedade atual. Depois das questões da igualdade e não-discriminação na edição anterior, fala-se agora do futuro da Europa.
 
Paços do Concelho de portas abertas
Entre as 10h e as 20h, o edifício dos Paços do Concelho vai estar de portas abertas para que todos possam visitar.
 
Dias da Música
Até domingo, dia 28 de abril, decorrem os Dias da Música, no Centro Cultural de Belém. Shakespeare foi a personalidade escolhida como tema principal onde se vão encontrar alguns dos principais solistas e agrupamentos portugueses assim como músicos internacionais. Há concertos, masterclasses, performances, etc.
 
Dia da Liberdade na Amadora
Há provas de pentatlo e biatlo na Amadora, às 9h, passeio de bicicletas às 10h e um concerto da Orquestra Municipal Geração Amadora, às 17h. Há várias atividades espalhadas pela cidade.
 
Festa em Oeiras
Aqui há festa até dia 26 de maio no âmbito das comemorações do Dia da Liberdade. No feriado propriamente dito, aproveite o menu especial em vários restaurantes do concelho assim como um concerto grátis dos Capitão Fausto, às 22h, no Largo 5 de Outubro. Há também exposições, mostra de curtas-metragens, ateliers ou workshops.

Feriado na Margem Sul
Almada tem um concerto, à noite, dos Dead Combo e dos D.A.M.A. e fogo de artifício. No Barreiro, dia 24 às 22h, acontece um concerto no Parque da Cidade com David Fonseca. No dia seguinte, acontece a cerimónia do hastear a bandeira pelas 11h30, nos Paços do Concelho. Já no Seixal, dá-se o “Pop da Revolução” com um espetáculo, às 22h no Parque dos Franceses, com Aurea, Fernando Ribeiro, Mariza Liz, Carlão, Os Homens da Luta ou Tatanka. Vão juntar-se todos no palco para “uma produção multimédia, com imagens e vídeo, efeitos visuais e pirotécnicos que acompanham uma viagem no tempo, de 1974 até à atualidade”. Alcochete recebe Luís Represas já hoje, dia 24, a partir das 23h, no Largo de São João. E, no final, há espetáculo de videomapping.
 
Exposição com fotografias inéditas no Porto
Pelas 12 horas, na Câmara do Porto, o presidente Rui Moreira inaugura uma exposição com fotografias inéditas sobre a Revolução de Abril.
“A Substância do Tempo – 25 fotografias de Sérgio Valente, 45 anos depois do 25 de Abril” é uma mostra com curadoria de Carlos Magno que exibe imagens de Sérgio Valente, um fotógrafo da resistência e da revolução que resistiu ao regime e fotografou manifestações contra a ditadura. Nas fotografias vai encontrar figuras bem conhecidas da atualidade e bem jovens na altura.
 
Música nos Aliados
Pelo Porto, muito vai acontecer. De concertos, a fogo de artifício, passando pelos jogos tradicionais e culminando com um Desfile pela Liberdade, o objetivo é não ficar em casa e comemorar a Liberdade. Descubra aqui toda a programação.
 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora