Durante duas semanas, de 13 a 21 de janeiro, a cidade de Elvas recebe a primeira edição do Festival de Cinema de Guerra da Raia, a decorrer no Auditório de São Mateus. O evento, organizado pela associação local AIAR, exibe mais de uma dezena de películas sobre esta temática, com destaque para “Soy Nero”, filme inédito de Rafi Pitts, que passou pelo Festival de Berlim. A concurso estão mais cinco títulos, todos recentes: “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira; “Francofonia”, de Sokurov; “O Filho de Saul”, de Lázló Nemes; “Uma Guerra”, de Tobias Lindholm; e “Morte em Sarajevo”, de Danis Tanovic.
A programação, a cargo da produtora Leonardo Filmes (do produtor Paulo Branco) conta ainda com homenagens a Margarida Cardoso – serão exibidos “A Costa dos Murmúrios” e “Yvone Kane”, ambos sobre a guerra colonial portuguesa – e à russa Larisa Shepitko, com dois filmes apresentados. A sessão de encerramento, dia 21, terá a presença da atriz e realizadora Fanny Ardant. A entrada no festival é gratuita.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.