Jardim de Verão

Lisboa

Evento

​Da Ópera ao Hip-Hop

Concertos, poesia, filmes de animação, exposições e projeções ao ar livre, entre outras iniciativas, compõem o programa Jardim de Verão, este ano dedicado à “Palavra e Música. Da Ópera ao Hip-Hop”. Organizada pela Fundação Gulbenkian, a terceira edição do evento começa dia 6 de julho e prolonga-se durante três fins de semana. O arranque, esta sexta-feira, acontece com um concerto em dose tripla, que junta no mesmo palco o pianista Mário Laginha, o clarinetista Carlos Piçarra Alves e a Orquestra Gulbenkian. Do programa de fim de semana destacam-se ainda as atuações da Orquestra Infantil Geração, da Orquestra Juvenil Geração, do Coro Infantojuvenil da Universidade de Lisboa e dos Picoli Cantori di Torino.

No segundo fim de semana, entre 12 e 15 de julho, o protagonismo é entregue à ópera, com dois espetáculos do projeto 'Ópera na Prisão -- Só Zerlina ou Così Fan Tutte?', que promete por a Orquestra Gulbenkian a tocar Mozart com um conjunto de reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria. O cartaz desses dias conta ainda com sessões de cinema de animação e quatro projeções de óperas. Já no terceiro e último fim de semana de julho, cruzam-se vários géneros musicais, enquanto o espetáculo de encerramento, "Entre o Hip e o Pop", dia 22 de julho, leva a palco um quarteto inesperado - Ana Deus, Capicua, Carlão e Mafalda Veiga - criado de propósito para a ocasião.

A programação distribui-se por vários espaços da Gulbenkian, como o Grande Auditório, o Auditório 3, a Galeria de Arte Islâmica, o Anfiteatro ao Ar Livre, a Sala Polivalente, a Cafetaria do Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles e a Escadaria da Zona de Congressos. Alguns eventos são pagos e outros gratuitos, limitados à lotação dos espaços.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora