Este fim de semana, as cidades do Porto, Gaia e Matosinhos abrem as portas de 65 espaços durante a 4ª edição do Open House Porto. O evento apresenta um roteiro dedicado à arquitetura de utilização industrial, pelo que os curadores – Inês Moreira e João Paulo Rapagão – convidam-nos a descobrir “esta grande engrenagem que é a cidade, máquina considerada por muitos o maior invento produzido pelo Homem e pelo tempo”. Os 65 locais correspondem a diferentes tipos de uso: nove fábricas e oficinas em funcionamento, 17 indústrias reconvertidas, sete instituições complementares à indústria e ao comércio, 13 indústrias, quatro tipografias, 12 infraestruturas civis e militares, 16 locais de grande interesse, bem como as instalações das três câmaras municipais envolvidas. Do total, cerca de 70% são uma novidade na iniciativa.
Entre os espaços de portas abertas estão, por exemplo, a Fábrica de Chumbo e Caça, a fábrica de moagem Germen, o centro de engenharia e desenvolvimento CEiiA, a Tipografia Peninsular, o Reservatório de Água Nova Sintra, os Silos de Leixões e o Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Conheça aqui a lista completa. Como nas outras edições, os locais têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. A entrada é gratuita.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.