PORTUGAL FAZ-LHE BEM

Silêncio – Programa cultural

Lisboa

Eventos

Os lugares e as gentes que inspiraram Scorsese

“Silêncio”, o filme de Martin Scorsese sobre dois jesuítas portugueses no Japão do século XVII, chega ao nosso país acompanhado por várias iniciativas e eventos gratuitos. Antes da estreia, marcada para dia 19, a película inspira a programação de quatro espaços em Lisboa. Já esta quarta-feira (dia 11) o Museu do Oriente organiza a conferência “Portugal e o Japão: história de um sucesso malsucedido”. O encontro, com início às 18 horas, junta à mesa o historiador João Paulo Costa, a jornalista Clara Ferreira Alves e o padre José Frazão. Aos sábados (dias 14, 21 e 28 de janeiro), o mesmo local organiza visitas guiadas temáticas sobre a presença portuguesa na Ásia.

O filme também serve de mote a várias iniciativas do Museu de São Roque, como um percurso pedestre pelos passos de Cristovão Ferreira (personagem do filme), dia 22, uma visita temática ao museu e à igreja sobre os mártires do Japão, dia 6 de fevereiro, e uma exposição dedicada a Miguel Carvalho, contemporâneo dos jesuítas retratados por Scorsese. Intitulada “Japão: a última carta de um mártir”, a mostra está patente de 19 de janeiro a 19 de fevereiro e o bilhete custa 2,5€.

A Universidade Nova de Lisboa junta-se à iniciativa com uma tertúlia sobre os limites existênciais e espirituais da fé (com Carla Rocha, Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires), dia 27 no polo de Campolide, enquanto a FNAC Chiado apresenta o trabalho dos dois urban sketcher`s que ilustraram o trailer do filme: o jesuíta português Nuno Branco e japonesa Kumi Matsukawa. Para ver no dia 17 com entrada gratuita.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida