O universo mágico e singular das marionetas está de regresso a Lisboa para a 18ª edição do FIMFA – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, a decorrer até 20 de maio. Este ano, o evento conta com 14 espetáculos, distribuídos por sete palcos: teatros São Luiz, Maria Matos, Taborda, do Bairro, D. Maria II, Cinemateca Portuguesa e Museu Nacional do Teatro e da Dança. O programa, organizado pela companhia Tarumba (que comemora este ano o 25º aniversário) volta a contar com projetos de todo o mundo, caso dos norte-americanos Manual Cinema, que encerram o festival com o espetáculo "Ada/Ava", entre 18 a 20 de maio no São Luiz. Do cartaz, destaca-se ainda "Zvizdal (Chernobyl - so far so close)", da companhia alemã Berlin (10 e 11 de maio; Teatro Maria Matos) e "Monkeys", do israelita Amit Drori, com mais de 300 máquinas em palco (dias 12 e 13 no São Luiz).
Já do Irão chega "Man anam ke rostam bovad pahlavan", um espetáculo surpreendente em que o bailarino Ali Moini dança ligado a uma marioneta de metal, dia 14 e 15 no Maria Matos. Outro norte-americano, Patrick Sims, passa pelo Teatro Nacional D. Maria II para apresentar "La Valse des Hommelettes", entre 17 e 19 de maio. O FIMFA inclui ainda uma programação paralela com workshops, cinema e encontros com os criadores.
- Após confirmar que não é um robô irá receber um email de validação no seu endereço para certificar a sua intenção de receber newsletters com informações e promoções por parte da Lifecooler.
- A qualquer momento pode editar ou cancelar a subscrição.