A V Bienal Internacional de Ilustração para a Infância dá cor à beira Tejo, no Museu de Eletricidade, até 8 de Abril. Tem ainda muito tempo para visitar a exposição, de entrada gratuita, e para inscrever os miúdos em ateliês de fim-de-semana que desafiam a imaginação e põem futuros potenciais artistas de palmo e meio a contar histórias através das imagens. Enquanto eles dão largas à criatividade, estimule a sua aproveitando para conhecer as 50 obras selecionadas para a Ilustrate 2012.
Desenhos e fábulas
Os Desenhos andam Loucos, Fábulas de Esopo, Desenhar Diferente e Uma História com muitas Mãos - são os quatro ateliês de participação livre, dirigidos a crianças dos 6 aos 12 anos, que se realizam aos sábados e domingos no âmbito da Ilustrate.
Pôr ordem na confusão e desenhar pedaços de ilustrações em falta é o objetivo do ateliê Os Desenhos andam loucos (sábados, 11h30). A partir dos desenhos existentes, as crianças são desafiadas a reconstruir e a completar a história.
O fantástico universo das fábulas dá o mote para o ateliê que se realiza da parte da tarde, pelas 15h30 e tem a duração de duas horas. Em Fábulas de Esopo aborda-se a origem das fábulas e é colocada uma questão interessante: é possível inventar novas fábulas ou Esopo já tratou definitivamente do assunto? Os miúdos irão inventar e ilustrar uma narrativa do tempo em que os animais falavam, com a indispensável moral da história, com base em provérbios e ditados populares.
Todos juntos, todos diferentes
Céu Coutinho 2012-01-25