Para uns o Benfica é um clube, mas para outros é uma autêntica religião que tem a “Catedral da Luz” como destino de todas as romarias. Se é o seu caso, agora também pode descobrir o interior do recinto com as Stadium Tours, visitas guiadas em que os adeptos vão até ao relvado, sentam-se no banco dos suplentes e até ficam a saber a táctica adversária no balneário dos visitantes…
Sempre que o Benfica joga em casa, repete-se a procissão até ao Estádio da Luz. Milhares de adeptos enchem o recinto para ver jogar o clube do coração e fazem a festa sempre que há um golo da equipa da águia. Mas e o que se passa para lá das bancadas? Como é o balneário e o túnel dos jogadores? Onde é que se senta Eusébio e o presidente?
Não há nada como saber as respostas nos sítios onde tudo acontece. Com as Stadium Tours, realizadas diariamente (excepto quando há jogo), os bastidores do estádio abrem-se ao mais comum dos adeptos, que fica assim a conhecer em pormenor todo o seu interior, incluindo alguns lugares sagrados para os jogadores.
O ponto de encontro é na porta 18 - situada mesmo em frente à estátua do Eusébio - onde também se compram os bilhetes. Quem for sócio do Benfica tem entrada à borla até Junho deste ano, enquanto os outros visitantes pagam 7,50 € (dos 4 aos 14 anos) ou 12,50 € (a partir dos 14 anos). À nossa espera já está um funcionário do clube que nos vai revelar (quase) todos os segredos do Estádio da Luz.
Meio século de Eusébio
A visita começa pela Eusébio Gold Exhibition, exposição que celebra os 50 anos da chegada do “pantera negra” a Portugal - por quem o Benfica pagou a milionária (para a época) quantia de 250 “contos”-, e homenageia os principais momentos do futebolista, não só ao serviço do emblema encarnado, mas também da selecção nacional.
À vista de todos estão, por exemplo, a camisola que envergou no primeiro encontro pelo clube, a Bola e Botas de Ouro (atribuídas, respectivamente, ao melhor jogador do Mundo e ao mais goleador), bem como várias recordações do Mundial de 66, disputado em Inglaterra, onde Eusébio foi coroado com o estatuto de… “The King”.
No mesmo espaço estão também os principais troféus conquistados pelo Benfica, com destaque para as taças de Campeões Europeus e Nacionais, taças de Portugal e Taça Ibérica, entre muitas outras. Não espere, no entanto, ver aqui todo o palmarés do clube, até porque, por ser tão vasto, nunca caberia nesta única sala.
2011-01-26