Trilho interpretativo da Aldeia Nova

Quando o pinhal encontra o mar

Nos limites de Vila Real de Santo António há um recanto (quase) secreto onde é possível descobrir a fauna e a flora da Mata Nacional das Dunas Litorais. Venha daí conhecer o pulmão verde do concelho pelos passos deste percurso circular que convida a caminhadas, observação de aves e mergulhos no mar.

Quem circula pela Nacional 125 no sentido Faro – VRSA dificilmente imagina que antes de Monte Gordo há um pequeno trilho com apenas 1,5 km mas muito para ver e fazer. Para lá chegar basta virar à direita no sentido da Aldeia Nova (2º acesso depois do posto de combustível) e rapidamente encontrará um largo onde estacionar o carro. A partir daí o caminho faz-se sempre a pé ou, em alternativa, de bicicleta.

A primeira das 10 estações (ou locais de observação) que compõem este trilho interpretativo fica logo a 100 metros do ponto de partida, após um caminho de terra batida sempre a direito. Daqui à próxima estação poderá observar a vegetação característica desta área protegida, dominada pelos pinheiros. São eles que explicam as origens da mata, plantada no século XIX para evitar o avanço galopante do mar.

Já na estação 3 chama-se a atenção dos visitantes para a importância dos aceiros, faixas sem vegetação que funcionam como corta-fogos e facilitam o combate aos incêndios. Com o mesmo objetivo foi criado um lago, que além de diversificar a paisagem teve o condão de trazer novas espécies de fauna e flora à mata. Para as descobrir nada melhor que seguir até à estação 4, onde fica um posto de observação de aves. O verdilhão, o pintassilgo ou a pega azul são apenas alguns dos pássaros que dão mais vida, cor e sonoridade ao local.    


Corredor verde até ao mar

O caminho até à estação 5 é feito na companhia de pinheiros mansos, rumo ao mar e ao passadiço de madeira (estação 6) que leva à praia. Ao fundo, as águas azuis e tranquilas do oceano convidam a um mergulho e são o pretexto ideal para um pequeno desvio no percurso. Conseguirá resistir?

De regresso, observe os diferentes tipos de dunas e a vegetação que as habitam, casos do estorno, do cardo marítimo ou do narciso das areias, e vire à direita até à estação 7. Aqui irá encontrar um enorme pinheiro manso que dá sombra a dois ou três bancos de madeira, mesmo a calhar para quem precisa de retemperar forças.

Cumprido mais de metade do trilho, deverá seguir para norte (em direção à Aldeia Nova) e cruzar-se com um caminho pavimentado (estação 8) acessível apenas a viaturas de fiscalização e de bombeiros. Em nome do ambiente e da tranquilidade, na Mata Nacional não entram outros carros.

Natureza sempre à espreita

O fim do percurso aproxima-se a passos largos mas antes vale a pena prestar atenção redobrada à fauna que se esconde entre a vegetação (estação 9). Os répteis são dos mais esquivos e difíceis de encontrar, sobretudo o camaleão, que existe por estas paragens desde o início do século XX. Estima-se que em toda a Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA habitem cerca de 800 indivíduos mas, sosseguem os mais sensíveis, é bem provável que façam todo o trilho sem avistarem um único exemplar.

Para terminar esta caminhada circular faltam apenas 250 metros mas antes não deixe de parar na última estação (10) e disfrutar das abundantes sombras da zona de merendas. Por lá poderá descansar mais um pouco ou, quem sabe, fazer um piquenique rodeado de natureza e tranquilidade.

É claro que uma nova pausa estenderá ainda mais o tempo estimado de percurso, a rondar os 60 minutos. Entre observações, desvios para mergulhos e patuscadas é bem possível que não dê pelo tempo correr e, quando olhar para o relógio, já tenha passado uma manhã ou uma tarde inteira. Se, mesmo assim, lhe souber a pouco, também há outros percursos para descobrir nesta área protegida, como o trilho do Camaleão, que passa por Monte Gordo, ou o Caminho dos três pauzinhos, entre o Complexo Desportivo de VRSA e o mar. Gostou da ideia? Então, pés a caminho e continue a respirar os ares puros da mata no pulmão verde de Vila Real de Santo António.

Trilho Interpretativo da Aldeia Nova

Morada: Aldeia Nova, Vila Real de Santo António 


Distância de Lisboa: 320 Km
Percurso recomendado: A2, A22
Custo das portagens: 26,20€

Distância do Porto: 593 Km
Percurso recomendado: A1, A2, A22
Custos das portagens: 47,65€

 

2016-12-05

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora