O stress não mata mas mói. Pelo menos é o que se diz. Eis um conjunto de dicas para um dia em que vai esquecer tudo por breves instantes e mergulhar numa experiência profunda de relaxamento e despertar dos sentidos.
Em primeiro lugar, tire um dia de férias - não escolha um fim-de-semana para este programa de relaxamento. Um dia da semana é muito melhor pois vai dar a noção de que todos estão a trabalhar e o leitor está a relaxar. Só esta ideia de contraste vai abrir as portas para esta experiência.
Comece por deitar-se cedo na noite anterior. Deixe preparado na cozinha um pequeno- almoço à hotel baseado nos sumos de fruta, geleias, pão e croissants. Assim que acordar, sem despertador, revitalize o seu dia com um banho de imersão: há quanto tempo estava à espera para o fazer?
Tire do armário aquele conjunto de produtos para o banho que lhe deram no Natal passado, as pérolas de cheiro a lavanda, os sais de banho com aroma a frutos silvestres e a espuma que faz lembrar os filmes. Deixe-se ficar no banho uma boa meia hora. Pense que afinal não tem nada a fazer a não ser cuidar da alma, que tanto precisa…
Não esqueça a massagem na cabeça que pode fazer sozinha. Nada melhor do que os dedos a percorrerem o cabelo com toda a calma.
Depois do pequeno-almoço, ainda de roupão e chinelos, vista uma roupa nova, daquelas que ainda têm etiqueta. Nem pense ligar a televisão. Ponha antes o seu CD preferido a tocar baixinho enquanto se arranja.
Continue a manhã da melhor maneira. Aproveite os primeiros dias de Primavera sem ser preciso sair de casa. A sugestão vai para a leitura de um livro à varanda. Após a sessão de leitura experimente algumas posições de yoga, como a Lótus (pernas cruzadas à chinês, costas direitas, olhos fechados e mãos sobre os joelhos).
O almoço poderá ser vegetariano. Decida finalmente se gosta mais de tofu ou soja, descubra como passa bem sem refrigerantes e como a lasanha de vegetais é realmente tão saborosa como aquela já conhecida.
Álvaro Curia 2011-04-21