A Quercus, a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological uniram esforços em nome de uma causa: a reciclagem de rolhas de cortiça. À partida pode parecer um gesto pequeno mas e se lhe dissermos que isso salvou cerca de 13 mil árvores em 2010? Não se esqueça que a cortiça é feita da casca dos seus troncos.
A ideia é simples. Quem escolher ajudar só precisa de reunir todas as rolhas de cortiça que usar durante um período de tempo e entregá-las nos supermercados Modelo e Continente, nos centros comerciais Dolce Vita ou nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas. A Quercus trata do resto. Para reduzir a sua pegada ecológica, inscreva-se já na lista de voluntários no site oficial da iniciativa.
O rato reciclou a rolha da garrafa da rei da Rússia
O projecto Green Cork, desenvolvido no âmbito do programa Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade, pretende reduzir as emissões de CO2, evitando a incineração das cascas das árvores. É também seu objectivo defender a rolha de cortiça e a biodiversidade dos montados de sobro onde elas são produzidas mas sempre sem se esquecer um compromisso maior: a promoção e plantação de novas árvores.
Como é que tudo funciona? O voluntário entrega as rolhas num dos locais de recolha para serem recicladas e posteriormente usadas nas indústrias automóvel e aeroespacial, bem como na construção civil, para a produção de isolantes e afins.
Andreia Melo 2011-07-27