Do latim salus per aquam, os spas entraram nas nossas vidas para nos relaxarem através da água. Da serra da Estrela vem, porém, uma novidade nesta matéria: um spa de ar que alia os poderes curativos da água da nascente, às caminhadas ao amanhecer e ao ar mais puro da serra.
Respirar saúde
Há cerca de 100 anos, os médicos em Portugal prescreviam as Penhas da Saúde para aliviar males respiratórios como a tuberculose e a asma. A receita resultou e a fama curandeira da serra espalhou-se. Mas como na saúde também se obedecem a modas, a partir dos anos 60 o hábito foi entrando num lento declínio até que este ano a Turistrela resolveu reanimá-lo e dar-lhe nova vida.
O Spa de Ar é, no fundo, um conceito que recorre ao mais precioso recurso da serra: o ar puro. Resumimos então agora o que lhe explicaremos já de seguida. Este programa de um dia é composto por uma noite de alojamento num dos hotéis do grupo Turistrela, uma caminhada matinal, duas refeições light e uma massagem oriental num spa instalado num chalé.
Deitar cedo e cedo erguer…
Momento alto desta experiência é a caminhada matinal. O dia na serra começa às seis da manhã com um passeio de cerca de quatro quilómetros, ou por outra, de mais ou menos hora e meia. O trajecto é simples para poder estar por sua conta, mas se estiver mais confortável solicite a companhia de um guia na recepção do alojamento onde se encontra: Hotel dos Carqueijais, Chalés de Montanha ou Hotel Serra da Estrela.
Terminado o passeio poderíamos sentir-nos totalmente purificados não fosse o pecado da gula... Coma sem receios porque até nisso alguém pensou por si. A primeira refeição do dia é especial e é composta por sumos naturais feitos na hora, pão com sementes, fiambre de peru, compotas caseiras e outros mimos (controlados q.b. quer a nível de açúcares, quer a nível de gorduras).
Paula Oliveira Silva 2011-11-30