Solar Egas Moniz - Penafiel

É dos quartos mais desejados ou não tivesse o amor a dar o mote. Os lenços dos namorados, bordados com esmero pelas moças apaixonadas, inspiram a decoração.
O pequeno-almoço não obriga a levantar cedo, servido que está até às 11.30. Mas, a pedido, há serviço de quartos a esticar os horários.
Na suite júnior, há um recanto singular. A luz chega filtrada pelo antigo vitral, a destacar o cuidado trabalho de restauro.
Mal entram, há um cantinho a que os mais pequenos não resistem. A pensar neles, há sopa fresca de legumes e outros mimos sempre à espera.
Ervas aromáticas, algumas couves e tomate. É uma pequena horta de produção totalmente orgânica e que vai alimentar algumas receitas servidas na casa.
Os hóspedes estão sempre convidados a partilhar a refeição com a família. Mas o convívio não se impõe, com mesas recatadas para quem procure privacidade.
Há petiscos e vinhos para saborear na enoteca. É uma boa maneira de se conhecer o solar, mesmo quando não se está hospedado, mas convém ligar antes.
Dreaming lounge é um recanto abrigado, com vista privilegiada quando o dia começa a despedir-se. Porque nem só de mar vive o pôr do Sol.
Lá dentro ou cá fora, há wireless disponível para quem nunca corta amarras. Mas sempre com um cestinho de bolinhos de amor à espreita.
É um trabalho de rigor e dedicação que se quer partilhado. Pode aprender-se num dos workshops e também fazer a surpresa de encomendar certos dizeres bordados...
Bordados, muitos, bem como tamancos, sabonetes ou chás. Os presentes para comprar vão variando, sempre com ênfase na produção artesanal.
A uma distância a pé, fica o Mosteiro de Paço de Sousa. Belo exemplar da Rota do Românico que aqui passa, guarda o túmulo de Egas Moniz.

Sonhos bordados

Alda Rocha 2013-05-01

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora