Shiatsu

Pressões que aliviam a pressão.

Ora aqui está um aliado contra os problemas de stress, tensão e fadigas musculares. São pressões e outros movimentos sábios e acertados executados com os polegares, palmas das mãos e até cotovelos que nos deixaram de bem com o nosso corpo. Isto é conseguido numa hora e meia apenas com o poder do toque e com movimentos naturais. Sem ser necessário despirmo-nos. Sem a utilização de quaisquer óleos.

Nem mesmo o regresso à rua e à confusão do Chiado, em cujas imediações de situa o Instituto Macrobiótico, desfaz o conseguido. Pelo menos nas próximas horas. Afinal é esse o objectivo deste tratamento de denominação estranha para os portugueses mas com o significado bem expresso no nome para os japoneses. Shiatsu que quer dizer “pressão com os dedos” (“shi”, dedos e “atsu” de pressão) é uma terapia milenar originária da China embora tenha sido desenvolvida no Japão. Em traços gerais, pode dizer-se que pretende evitar a dor, atribuindo prazer, o que se confirma. Os nódulos que teimavam em manter-se, desfazem-se após suaves e sucessivas insistências. Houve uma época que só os cegos estavam habilitados a executar estes toques pois acreditava-se que tinham mais sensibilidade ao tacto. Quem nos dá esta e outras explicações é João Filippi, o terapeuta e ex-arquitecto que deixou o Brasil e a sua profissão para de dedicar de corpo e alma ao shiatsu. Os métodos diferem ligeiramente consoante a corrente, no entanto têm por base os mesmos princípios que norteiam a medicina oriental. A ideia que o nosso corpo tem canais específicos, os meridianos, pelos quais atravessa uma energia vital. Às vezes acontece que essa energia está estagnada e a massagem tem por objectivo repor o equilíbrio no circuito que é como quem diz no nosso corpo.

Teorias à parte, é depois de usufruirmos de uma terapia destas que sentimos o verdadeiro poder das palavras. O objectivo não é outro que não a harmonia conseguida através da manutenção e preservação da saúde pelo reajustamento e equilíbrio de energia.

Como cada indivíduo é único na sua especificidade, uma conversa prévia forneceu elementos ao terapeuta para fazer um rápido diagnóstico e com base nele dar mais atenção a determinadas partes do corpo.

Quem não quiser ficar pelas massagens terapêuticas, pode aventurar-se em aprender. Os cursos são certificados pela Escola Internacional de Shiatsu. E aí é outro prazer que se tem, o de dar prazer aos outros.


Contactos:
João Filippi
Telm.: 96 448 80 68
Preço por sessão - 40 euros (De uma hora a hora e meia).

Mais informações:
Instituto Macrobiótico de Portugal

Paula Oliveira Silva 2005-02-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora