Sementes Hortelão

É bem capaz de ser uma das lojas mais interessantes da Baixa de Lisboa (onde não faltam estabelecimentos dignos de nota). Eva Marcela, do blogue Documentar o Mundo, leva-nos a conhecer a vetusta Casa de Sementes Soares & Rebelo.

Num dos meus passeios pela baixa lisboeta a ultimar as compras de Natal deparei-me com uma loja diferente. Até podia passar-me despercebida mas os toldos verdes e brancos captaram a minha atenção. Entrei.

- Bom dia. Tem semente de rúcula?
- Bom dia. Quer rúcula da horta ou selvagem?
- Hummm… Não lhe sei dizer. Qual é a diferença?
- A selvagem tem a folha maior e o sabor é mais acentuado.
- Se calhar é melhor jogar pelo seguro e levar a da horta. Olhe que isto é para semear numa zona muita fria. Acha que vai pegar?
- Não tem problema. É de cultivo o ano inteiro. Na parte detrás do pacote também tem mais explicações.

Como não havia grande movimento acabei à conversa. Fiquei a saber que a Casa das Sementes Soares & Rebelo foi fundada em 1935 e conta já com 80 anos de história. Dominam os tons de verde e branco, a manter a tradição dos antigos sacos de sementes. As cores estenderam-se às prateleiras, às saquetas de papel e aventais. Na altura, a loja tinha tal importância que nem todos cá vinham comprar diretamente. Enviavam uma carta com o pedido, juntamente com os selos, envelope e dinheiro para receberem as sementes em casa. Hoje, além da venda ao público, revendem para todo o país.

Enquanto ouvia estas histórias, voltei a pensar nos cabazes de Natal. Comecei a imaginar os rostos surpreendidos quando rasgassem o papel celofane e encontrassem saquinhos de roseiras, tulipas e flores exóticas. Não esqueci as ervilhas, o feijão e as cebolas. E porque não há consoada sem o bacalhau cozido, todos levaram couve portuguesa. Quem sabe se para o ano não as partilhamos à mesa.

Contactos

Casa das Sementes Soares & Rebelo
Rua João das Regras, 3-1º e 2º Dto (Praça da Figueira)
1100-293 Lisboa
Tel: 21 347 0514
Telm: 93 391 0237
Email:geral@soaresrebelo.pt
Site: www.soaresrebelo.pt 

A autora e o blogue
Eva Marcela é documentalista de formação e viajante de coração. Iniciou o blogue em 2012 onde partilha os lugares que visita. Nunca sai sem um caderno de capa dura e várias canetas. Recebeu o prémio de melhor blogue de viagens pessoal na 1ª edição dos BTL Blogger Travel Awards 2014.
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

Mira, a praia da minha infância

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Jardim Botânico da Ajuda

Os avieiros da Póvoa

Uma água chamada saúde

Hambúrgueres com vista para o Tejo

Há vida na aldeia de Quintandona

2016-01-06

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora