Sabores de Portugal - Algarve

Região de fortíssima influência mediterrânica, o Algarve possui uma cozinha ancorada nos cereais, nas leguminosas, no peixe, no carneiro e nos frutos secos.

I - ABERTURA

Pelo Reino do Algarve

“Neste solar continental, de tão compósita formação, o Algarve conserva, ainda hoje, qualquer coisa de ornamental ou de exterior - «terraço aberto» para o Meio-Dia, varanda larga de recreio, eirado mourisco (ou jardim de Inverno?) debruçado sobre o mar. Tal será, pelo menos, em relação a ela, a impressão do homem do norte ou do centro do país.”

David Mourão-Ferreira,in Algarve

“O Minho, o Alentejo, a Estremadura, as Beiras ou Trás-os-Montes serão províncias de Portugal, com a sua alma e o seu corpo, o seu carácter e o seu encanto. Mas o Algarve, que vive como nenhuma a poesia de um doce mar – e que, desde que o Sol se levanta e o céu se transforma numa abóbada dourada a descer para a Terra, em todos os tons de rosa e comoção até que o Sol se põe numa tranquila morte de lilás, entre todos os perfumes do mar e dos vegetais que o calor torna doces e cariciosos -, o Algarve é um «país» diferente. Ao Algarve se chamara, com mais propriedade, não a província do Algarve mas o reino dos Algarves.” ++
Natércia Freire, in Diário de Notícias

II - ROTEIRO DE SABORES

Região de fortíssima influência mediterrânica – não só pelo clima como pelos povos que por lá passaram – o Algarve possui uma cozinha ancorada nos cereais, nas leguminosas, no peixe, no carneiro e nos frutos secos. Base da sua antiga dieta alimentar, dividida entre a dos povos do litoral e a dos habitantes do barrocal e da serra, o remoto passado árabe cruza-se nos dias de hoje com as influências recentes do turismo.

Sopas, migas e outras papas
Peixes e marisco
Carnes
Doçaria
Sabor a Festa

Autores: Maria Alexandre Lousada e Maria José Aurindo 2009-07-01

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora