Um passeio de Ponte da Barca até às Caldas do Gerês, atravessando a serra Amarela por estradas secundárias e entrando em território do Parque Nacional da Peneda-Gerês entre montanhas, prados, vales, bosques e socalcos cultivados. Pelo meio, algumas jóias do património local, como é o caso do santuário de Nossa Senhora da Abadia e do antigo convento cisterciense de Santa Maria do Bouro.
Resumo do Roteiro:
Extensão: 150 km
Início: Ponte da Barca junto à ponte medieval
Fim: Caldas do Gerês
A ter em conta: Em caso de nevoeiro, gelo ou, de uma forma geral, mau tempo, não faça a primeira parte do percurso que implica a travessia da serra Amarela por Germil e Brufe. Faça um caminho alternativo por Vila Verde e Terras do Bouro a caminho de Santa Maria do Bouro e Caldas do Gerês.
Quando: Com bom tempo, de preferência na Primavera, Verão ou Outono.
A não perder: Ponte medieval sobre o Lima, em Ponte da Barca; castelo e campo de espigueiros do Lindoso; aldeias de Germil e Emida; vista sobre a albufeira de Vilarinho das Furnas; santuário de Nossa Senhora da Abadia e antigo convento cisterciense de Santa Maria do Bouro; Caldas do Gerês.
NOTA: Roteiro realizado ao volante do novo SAAB 9-3X. Conheça o novo SAAB.
A primeira parte deste percurso faz-se ao longo da margem esquerda do rio Lima pela EN203 até às proximidades da Fronteira do Lindoso. Identifique, à ida para o Lindoso, o cruzamento de Entre-ambos-os-Rios (à direita, no sentido da marcha inicial) pois terá de lá voltar.
O castelo do Lindoso, reedificado e ampliado por D. Dinis, desempenhava um papel-chave na defesa da linha de fronteira com a Galiza. Do alto das muralhas (envolvidas no século XVII por uma cerca adaptada ao uso da artilharia) contempla-se o maior campo português de espigueiros, curiosas construções em pedra, obras-primas da arquitectura popular, feitas para guardar os cereais ao abrigo dos roedores. No vizinho Lima, a central hidroeléctrica do Alto Lindoso é uma das mais potentes da rede nacional (630 MW), sendo a que tem maior queda entre o nível da albufeira e a sala das turbinas (350 m). Também o elevador que vence o referido desnível é o mais alto e mais rápido da Europa.
Pelo meio da Serra Amarela
Retorne na direcção de Ponte da Barca, mas cerca de 15 km adiante corte à esquerda para Entre-ambos-os-Rios (os rios de Froufe e Tamente que aqui confluem com o Lima). Siga a direcção Ermida/Germil, iniciando a subida da serra Amarela e deixando à esquerda o ramal para Ermida (aldeia curiosa onde pode fazer um vai-vem). É uma subida panorâmica por estrada estreita e sinuosa que vai deixando apreciar extensões cada vez maiores do vale do Lima.
Germil é uma aldeia pitoreca com ruas calcetadas e casas tradicionais de granito. Prossiga até ao alto da serra e, no entroncamento, tome à esquerda, a estrada que vem de Terras do Bouro para Brufe. É outra aldeia pitoresca, esta do Alto Cávado, onde pode passear um pouco (tem um dos melhores restaurantes da região, o «Abocanhado», com excelente vista). A descida até à barragem de Vilarinho das Furnas é outro momento alto do passeio, sendo a albufeira transposta pelo próprio paredão da barragem. Tomou o nome da aldeia comunitária, mandada submergir em plena Ditadura (1971) e da qual, nos anos de seca, se pode ter um vislumbre.
Rui Nogueira 2009-12-30