Um passeio em anel, percorrendo as belezas naturais da serra da Estrela, bem como as principais cidades. Inclui algumas das localidades de planície e meia-encosta, desde as cidades de Covilhã e Seia, até à aldeia histórica de Castelo Novo. Igualmente em destaque, as nascentes do Zêzere e do Mondego, bem como as paisagens grandiosas de altitude dos Cântaros, da Torre e do vale glaciário de Manteigas
Resumo do Roteiro:
Extensão: 130 km (ou 160 a Castelo Novo)
Início: Covilhã, junto à Praça do Município
Fim: Covilhã ou Castelo Novo
A ter em conta: O passeio desenvolve-se em anel, com retorno ao ponto de partida, o que simplifica a logística das refeições e, sobretudo, das dormidas. A neve e o nevoeiro podem condicionar parte do trajecto sugerido, sendo conveniente consultar as informações das Estradas de Portugal, bem como da Protecção Civil.
Quando: De Inverno, para ver a neve na serra; de Verão para apreciar a frescura e os bons ares da montanha
A não perder: Na Covilhã, o novo Parque Urbano e o Museu dos Lanifícios; em Seia o Museu da Serra da Estrela. As paisagens do vale de Manteigas, dos Cântaros e do Poço do Inferno (Manteigas). A aldeia histórica de Castelo Novo.
NOTA: Roteiro realizado ao volante do novo SAAB 9-3X. Conheça o novo SAAB.
Este percurso inicia-se na Covilhã, facilmente acessível pela auto-estrada sem portagem A23. Antes de iniciar a subida à serra, aprecie algumas das novidades e atracções da cidade, desde o novo parque urbano, na zona mais baixa, ao novíssimo elevador junto ao antigo mercado municipal ou ao novo arranjo urbanístico da Praça do Município, sem esquecer o museu dedicado aos lanifícios, indústria com tradição secular na cidade.
De Inverno, certifique-se antes de iniciar a subida da serra, do estado das estradas no maciço central, muito embora vá encontrar painéis informativos permanentemente actualizados pelo caminho.
Rui Nogueira 2009-12-16