Roteiro SAAB 3 - Gigantes de Pedra

No coração do Parque Natural de Montesinho

Um circuito pela parte central e oriental do Parque Natural de Montesinho, com partida de Bragança e passagem por alguns dos locais-chave desta área protegida, como as aldeias de Montesinho, França e Rio de Onor. Oportunidade para apreciar uma das mais bonitas e menos conhecidas paisagens portuguesas, feita de serras, carvalhos, castanheiros e lameiros e cortadas por rios como o Sabor, afluente do Douro.

Resumo do Roteiro:
Extensão:
130 km
Início: Bragança, junto à saída para Portelo e França
Fim: No mesmo local
A ter em conta: O passeio consta de três ramos separados, todos eles com ida e volta. De verão, e com bom tempo, é possível circular de automóvel convencional pelos estradões, como, por exemplo, os que ligam as aldeias de rio de Onor e Guadramil.
Quando: Com bom tempo, em qualquer altura do ano
A não perder: Em Bragança, a zona do castelo e as margens do rio Fervença; no parque as aldeias de França, Montesinho, Rio de Onor e Guadramil, bem como as paisagens de Gimonde e da barragem da serra Serrada.

NOTA: Roteiro realizado ao volante do novo SAAB 9-3 Convertible. Conheça o novo SAAB.

Este passeio inicia-se em Bragança, cidade facilmente acessível pelo IP4. Antes de partir para o circuito pelo Parque de Montesinho, vale a pena dedicar algum tempo à descoberta da cidade. O ideal será estacionar no parque sob o antigo mercado, junto ao Largo da Sé, e ver um pouco do centro histórico, sem esquecer o passeio ribeirinho do rio Fervença, recentemente requalificado. Depois, é imprescindível subir à colina do castelo, apreciar a vista sobre a cidade e percorrer o espaço intra-muros, onde brilham preciosidades como a domus municipalis, antiga sede concelhia em granito.

Dirija-se à saída da cidade do lado norte, junto ao Hotel Ibis, e tome a EN103-7 para Portelo e França. É uma estrada muito bonita, entre colinas arborizadas, e que, até França, acompanha a margem direita do rio Sabor. França, aldeia de casas de xisto, pode ser uma primeira paragem, existindo um estradão, asfaltado nas primeiras centenas de metros, que irradia para a esquerda da estrada principal, logo após a ponte, e acompanha o rio Sabor por entre uma paisagem bonita, talvez merecedora de um passeio a pé.

Rui Nogueira

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora