Um passeio entre Braga e Guimarães, passando em miradouros e santuários que nem todos conhecem, entre o rio Ave e as serras minhotas. Sem esquecer dois dos mais bonitos centros históricos portugueses, Braga capital do barroco e Guimarães berço da nacionalidade.
Resumo do Roteiro:
Extensão: 70 km
Início: Bom Jesus de Braga, junto à igreja
Fim: Castelo de Guimarães
A ter em conta: Para não ter problemas de trânsito, ajuste as horas de partida de Braga e de chegada a Guimarães, de forma a evitar as horas de ponta. Isto se fizer o percurso durante a semana
Quando: Com bom tempo em qualquer altura do ano
A não perder: Bom Jesus de Braga, Miradouro de São Mamede, castelo da Póvoa de Lanhoso, igreja de Fonte Arcada, Campo da Ataca, para além dos centros históricos de Braga e Guimarães.
NOTA: Roteiro realizado ao volante do novo SAAB 9-3 Convertible. Conheça o novo SAAB.
Tanto Braga como Guimarães são facilmente acessíveis pela rede de auto-estradas. Como o percurso entre as duas cidades pela A7 não demora mais de 10 minutos, pode optar por pernoitar ou começar o passeio em qualquer das duas cidades. O percurso propriamente dito, esse, começa no alto do Bom Jesus de Braga.
O peso da História
Aqui justifica-se um primeiro parêntesis para falar da cidade dos arcebispos. Braga é a prova de que se pode crescer e ganhar dinâmica populacional e económica sem hipotecar o património.
O essencial dos monumentos da cidade é acessível a pé, tomando como referência dois pontos extremos: a estação ferroviária, o Campo das Hortas e a Rua do Souto do lado oeste, e a Avenida da Liberdade do lado sul. Estes dois eixos cruzam-se junto à Arcada e às fontes.
Se subirmos a Avenida da Liberdade na direcção da zona florida e reservada aos peões encontraremos a meio da subida o Palácio do Raio e o bonito Teatro Circo, exemplarmente recuperado e, no topo, a Arcada com o Café Vianna e o Restaurante Astória.
Rui Nogueira 2009-11-18