Roteiro SAAB 1 - Costa Azul

Entre serra e mar

Um passeio pela margem sul do Tejo, explorando a costa entre a lagoa de Albufeira e a Arrábida, visitando Azeitão e Palmela e terminando nas paisagens tranquilas do Baixo Sado.


Resumo do Roteiro:

Extensão: 140 km (à Comporta)
Início: Derivação para a Lagoa de Albufeira na EN 378
Fim: Alcácer do Sal/ Comporta
A ter em conta: Como tem (pelo menos) uma travessia do Tejo a fazer ajuste as horas de início (e eventualmente do fim) do passeio, de forma a evitar congestionamentos de tráfego.
Quando: Com bom tempo em qualquer altura do ano (é prudente evitar os fins-de-semana de Verão)
A não perder: Santuário de Nossa Senhora do Cabo, cabo Espichel, castelo de Palmela, castelo de Alcácer do Sal, porto palafítico da Carrasqueira


NOTA: Roteiro realizado ao volante do novo SAAB 9-3X. Conheça o novo SAAB.

Inicie este passeio saindo da A2 no nó do Fogueteiro e tomando a direcção Sesimbra pela EN 378. Após Fernão Ferro, vá com atenção para não perder a rotunda que dá acesso, para a direita, à lagoa de Albufeira. É um lugar onde vale a pena chegar cedo, de manhã, de forma a, nas primeiras curvas da estrada, após a Herdade da Apostiça, poder ver os patos e outras aves migratórias na lagoa. Fora de época, é um lugar tranquilo que convida a um passeio pelo areal, completado, se estiver equipado para tal, com uma volta de canoa ou uns instantes de prancha à vela.

De regresso à estrada principal prossiga até à Aldeia do Meco, virando à esquerda para o cabo Espichel. Após uma longa e sinuosa subida que parece ter sido feita para por à prova o equilíbrio do carro, entronque à direita e prossiga para sul (as indicações são sofríveis). Vai ter a enorme surpresa de, ao desfazer uma curva, ver a costa até Lisboa, Cascais e Sintra como que materializar-se à sua direita, numa visão de sonho.

Mais adiante, a visita ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo é imprescindível. O interior da igreja, incluindo as pinturas setecentistas, foi exemplarmente recuperado pelos Monumentos Nacionais. O templo ergue-se num cenário geométrico, entre dois renques de casas alpendradas dos romeiros.

A poucas centenas de metros, o farol e o cabo Espichel donde a vista é, igualmente, impressionante, sendo possível ver todo o complexo do santuário de um ângulo muito bonito. Numa das arribas do cabo, na furna dos Lagosteiros, pegadas de dinossáurios que a lenda local atribui ao burro que transportava Nossa Senhora e o Menino Jesus.

De regresso, há que tomar a estrada para Sesimbra (EN377), sendo a cidade visível do alto da encosta. Uma outra perspectiva sobre a acolhedora baía pode ser apreciada do alto das muralhas do castelo medieval, um ponto de visita obrigatório. Escusado será dizer que, se forem horas de refeição, a marginal de Sesimbra é o local ideal para uma caldeirada.

No alto de Sesimbra tome a estrada para Azeitão (EN379), não deixando, nesta vila, de provar as famosa tortas e o não menos famoso queijo, quem sabe se tudo isso regado pelos vinhos do Sado, cuja história pode ficar a conhecer melhor no museu da firma Abel Pereira da Fonseca.

Prossiga para Palmela pela EN379 que se começa a desenvolver a meia encosta. Saiba que na primeira rotunda à entrada da cidade, se virar à direita em gancho, numa estradinha com moradias dos anos 40 do lado direito está no acesso à serra do Louro e ao trilho pedestre que ali começa.

Rui Nogueira 2009-11-04

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora