Roteiro cultural da Santa Casa da Misericórdia do Porto

Da Galeria dos Benfeitores ao Pavilhão dos Furiosos

O Núcleo Museológico da Santa Casa, a Quinta da Prelada e o Hospital Conde de Ferreira compõem o surpreendente universo cultural da Misericórdia do Porto, que dá a conhecer alguns dos segredos mais bem guardados da Invicta. Foi lá que encontrámos uma misteriosa pintura flamenga, o maior labirinto verde da península e um panóptico psiquiátrico raríssimo na Europa.

Quem passa apressado pela Baixa portuense dificilmente imagina que ali bem perto, na sede da Misericórdia do Porto está guardada uma das mais notáveis colecções de pintura da cidade. Muitos desconhecerão também a beleza dos jardins da Prelada e mais ainda serão os que não fazem ideia do singular património do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

De facto, qualquer destes locais é frequentemente esquecido pelos roteiros turísticos e até pelos próprios habitantes locais, mas se quisermos ir para além do óbvio vale bem a pena descobri-los, mesmo que seja necessário cruzar a Invicta quase de uma ponta à outra. Afinal, a história do Porto também passa por aqui.

Juntos, desenham um triângulo quase perfeito no mapa da cidade e a uni-los está o legado comum da Santa Casa da Misericórdia. Com mais de 510 anos de existência, a instituição é muito mais do que fé e caridade. Por lá também mora arte, Natureza e arquitectura, prova-nos este roteiro.

Culto e cultura
     
O Núcleo Museológico da Santa Casa, na Rua das Flores (telf. 225074710) , serve de ponto de partida ao nosso passeio. É aqui, na sede da Misericórdia, que estão guardados os principais tesouros da instituição e uma boa parte revela-se logo à entrada, na Galeria dos Benfeitores.

Outrora um pátio a céu aberto, este espaço foi coberto no século XIX com uma estrutura metálica vermelha, bem ao gosto da arquitectura do ferro tão em voga na época e que encontramos em inúmeros outros locais da cidade, seja nas pontes antigas ou no vizinho mercado Ferreira Borges.

Como o nome indica, esta galeria foi criada para expor os retratos dos principais benfeitores da Santa Casa, embora hoje dê a conhecer também outras pinturas, com destaque para um valioso retábulo - Os Cinco Mistérios de Maria (século XVI) -, e receba regularmente várias exposições temporárias.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2011-12-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora