Ingredientes
800g a 1kg de febras ou de perna de porco, com gordura
3,5 dl de vinho verde branco
4 dentes de alho
2 folhas de louro
3 a 4 colheres de sopa de banha
1 colher de sobremesa de colorau
sal e pimenta
350 g de belouras ou bolachos
300g de tripa enfarinhada
100g de fígado de porco
100 g de sangue de porco cozido
1 kg de batatas pequenas
Corta-se a carne em cubos com cerca de 10cm de lado. Põe-se a marinar durante cerca de 2 horas com o vinho, os dentes de alho esmagados, o louro, sal e pimenta. Cozem-se as batatas, e guardam-se. Num tacho, de preferência de ferro, levam-se os rojões e a marinada a lume forte, até o vinho evaporar. Nessa altura, junta-se a banha e, em lume brando, deixam-se fritar os rojões até alourarem (leva algum tempo). Mistura-se então o colorau dissolvido num pouco de vinho verde.
Entretanto, corta-se a tripa enfarinhada em bocados (3 a 5 cm), as belouras em rodelas de 0,5 cm de espessura, o fígado e o sangue ambos em fatias fininhas. Retira-se um pouco da gordura do tacho para uma frigideira e fritam-se, a pouco e pouco, a tripa, as belouras, o fígado e o sangue. À medida que se vão fritando juntam-se aos rojões. No final, na mesma gordura, alouram-se as batatas cozidas.Servem-se os rojões numa travessa, com todos os seus acompanhamentos, enfeitados com raminhos de salsa e rodelas de limão.
Nota: em algumas regiões, as batatas são substituídas por castanhas assadas. Também se podem servir os rojões com arroz de sarrabulho.