Rip Curl Pro Search – Peniche

Quando se procura a onda perfeita nem todos os caminhos parecem óbvios. Imprevisibilidade e aventura são boas palavras para descrever o Rip Curl Pro Search.
A competição desenrola-se na Praia do Pico da Mota. Para lá chegar deixamos o carro para trás e andamos um quilómetro a pé por entre campos de cultivo.
Na verdade ninguém parece incomodado com a caminhada. E nós seguimos em frente sem nos perdermos, virando à direita e à esquerda consoante nos guiam os jovens decididos de prancha na mão.
Quando chegamos à praia, afundada nas escarpas, vemos o mar e um mar de pessoas...
... tantas que não conseguimos contar com a devida precisão e, por isso, recorremos a números oficiais: durante todo o evento são esperadas 80 mil pessoas.
O cenário faz lembrar uma imagem do Woodstock: o ambiente é descontraído e a cor abunda, os cabelos estão (quase sempre) soltos e os animais são bem-vindos.
Os Free-Surfers (surfistas que não pertencem à competição) aproveitam as pausas entre provas para entrar no mar.
Os fotógrafos estão por todo o lado e arregaçam as calças para fazer um bom trabalho.
Taj Burrow, o australiano tranquilo, entra no mar para defrontar Damien Hobgood. E sai vencedor!
Mick Fanning é considerado por muitos o surfista mais criativo da actualidade. Aqui, num momento de pura concentração, antes de entrar na água para defrontar Patrick Gadauskas.
No final Mick Fanning, actual líder do ranking da ASP, venceu Gadauskas e reforçou a posição de favorito ao título.
E a imprensa sempre em directo para o Mundo porque o Mundo quer acompanhar cada segundo da 9.ª etapa do ASP World Tour.
O Rip Curl Pro Search tem uma caravana de 300 pessoas, entre organização, meios de comunicação e surfistas (top 44 masculino e top 18 feminino).
Depois das competições oficiais a praia regressa à normalidade. Até que o sol se ponha as ondas ainda rolam em Peniche, perfeitas ou não...sem ressentimentos.

À procura da onda perfeita

Ana Rita Delille 2009-10-29

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora