Revele-se!

Cursos e workshops de fotografia: básicos, avançados, de natureza ou aquáticos

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Fotografia, andámos com as instituições que dão cursos e workshops desta arte debaixo de olho. E algumas saltaram à vista... Descobrimos opções para amadores, profissionais e assim-assim. E ainda ficámos a saber que, em plena era digital, a fotografia analógica ainda está na mira de muitos.

Cursos profissionais de dois ou mais anos, especializações em fotografia de moda, foto-jornalismo ou fotografia artística, incursões teóricas na cultura visual e explicações filosóficas do porquê de uma imagem valer mais do que mil palavras. Ele há de tudo um pouco. E para quem aspira a carreira de fotógrafo, nomes como AR.CO, Instituo Português de Fotografia (IPF), ETIC, IADE e afins não são novidade. Mas e se lhe dissermos que as mesmas entidades, e muitas outras, também tem opções para quem tem menos tempo e não tem pretensões em se tornar um Robert Doisneau ou uma Cindy Sherman?

Descubra o que é a profundidade de campo, como medir a velocidade da luz e como tirar a fotografia perfeita em dias ou meses. Saiba onde pode ir para ter umas dicas. Aprenda tudo sobre as novas tecnologias e torne-se um perito da era digital, mas não faça vista grossa ao analógico.

O papel? Qual papel?

Rolos fotográficos? Já eram... Papel fotográfico? Qual papel? Cartões de memória e álbuns digitais é que está a dar... A era do digital trouxe novas funcionalidades às máquinas fotográficas, trouxe novos softwares para os computadores e novos conceitos à fotografia.

Para quem quer aprender tudo sobre fotografia digital, as opções são mais que muitas. Na Ar.Co vão decorrer duas iniciativas. De 16 de Outubro a 21 de Fevereiro, há um curso nocturno de fotografia digital na Rua de Santiago, leccionado por Márcio Vilela. E nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, um workshop à volta do mesmo tema acontece na Quinta de São Miguel em Almada. No primeiro, revelam-se os segredos do Adobe Photoshop, as técnicas de fotomontagem; no segundo o destaque vai para a pós-produção das imagens com vista à sua impressão. Porque os valores das duas iniciativas rondam os 700 euros, não são cursos para todos os bolsos.

Andreia Melo 2008-08-21

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora