Um dos melhores italianos da capital
Uma das grandes atracções do Bairro Alto é a grande concentração e variedade de restaurantes. Não é exagero dizer que ali se encontra de tudo, para todos os gostos e todas as bolsas. Depois, ir jantar ao Bairro é sempre uma experiência agradável, principalmente para quem aprecia a mistura de diferentes tipos de pessoas, estilos e tendências. O Stravaganza, situado mesmo à entrada do Bairro, é um dos melhores restaurantes (italianos) de Lisboa. Entre os vários requisitos que nos fazem considerar determinado restaurante um local especial, dir-se-ia que este marca pontos em todos eles.
O espaço, para começar. Uma decoração moderna, sóbria e elegante confere-lhe um certo ar de requinte e discrição mas na medida certa. Nada que nos impeça, por exemplo, de ser um pouco mais expansivos caso se trate de um jantar de amigos. As paredes estão pintadas num amarelo suave e decoradas com fotografias a preto e branco. O mobiliário tem um toque de design que não descura o conforto e os arranjos das mesas são irrepreensíveis. O atendimento é correcto e profissional, não deixando de ser afável, com direito a sorrisos amistosos para os clientes reincidentes. Muito frequentado por estrangeiros, nem por sombras o Stravaganza pode ser conotado com a expressão normalmente pejorativa de “restaurante para turistas”. Aqui nada engana, nada desilude.
O festim tem início com o delicioso presunto de Parma, cortado em fatias finíssimas, que nos servem como "couvert”, e que é qualquer coisa de extraordinário. Prosseguindo para as entradas, escolha-se, por exemplo, a Insalata Caprese (mozzarela fresca com tomate e vinagre balsâmico) ou a Burschetta (pão crocante barrado com alho e tomate fresco).
Como prato principal, a ementa oferece uma panóplia de propostas tentadoras, a começar pelas tradicionais pizzas que aqui são cozidas em forno de lenha de árvores de fruto, o que lhes confere um sabor muito especial. Se não for fã das ditas, opte por uma das diversas pastas, como o saborosíssimo Maccheroncelli al Stravanganza (fiambre, cogumelos, molho de tomate e natas), o Linguini al Agilo e Gamberoni (alho e gambas) ou o Fettuccine Vegetariani, para quem prefere não quebrar a dieta. Se quiser abalançar-se nas carnes, que tal lhe soa o Filetto de Manzo Tagilato (lombo de novilho regado com azeite a ferver)?
Para terminar, nem pense em falhar a sobremesa. A pizza de maçã com gelado de baunilha e canela é divina, e a mousse de chocolate em forma de três ratinhos não fica atrás. Uma delícia do princípio ao fim!
Céu Coutinho 2003-10-21