Restaurante Sofisticato - Lisboa

Mamma Mia!

Sabores de Itália e estilo nova-iorquino fazem do Sofisticato, no agitado e cosmopolita bairro de Santos, um candidato perfeito a restaurante mais badalado da cidade

Esqueça as toalhas aos quadrados, o forno à vista, o chefe de mãos enfarinhadas a lançar a massa pelo ar, que este é um italiano diferente. Não há bolonhesa, não há lasanha, não há ravioli. O espaço é ultra-moderno, assim very trendy chic acabadinho de chegar de Nova Iorque.

Mas não se deixe intimidar pelo cenário. Não se trata de pretensão, os proprietários, Liana Pinto, 29, e André Cristóvão, 30, vieram mesmo da ‘grande maçã’ carregadinhos de ideias sumarentas para aplicar ao nosso rectângulo.

De Nova Iorque para Lisboa

A história resume-se em três garfadas: dois portugueses rumam à cidade que nunca dorme em busca de novos horizontes e, para não fugir à tradição, vão trabalhar num restaurante. Conhecem-se no Giorgione (de Giorgio de Luca, o fundador da famosa loja gourmet Dean&DeLuca) e quatro anos de experiências depois apetece-lhes aplicar o know-how adquirido num projecto à medida das sete colinas.

Entra mais um sócio, fica a faltar o chefe. Transfere-se o talento do italiano Alessio Carrer do Giorgione para o recém-criado Sofisticato lisboeta e só não é o «The End» porque acabámos de passar a porta de entrada e estamos a apreciar o resultado. São 150m2 para 60 lugares divididos por três salas diferentes. Há paredes de pedra iluminadas, lustres e candelabros, sofás e cadeiras de veludo, tons neutros que jogam com pretos, cinzas e violetas, baús antigos e ementas em molduras douradas, escritos a giz em paredes de ardósia, um pátio interior sob um telhado de vidro e mesas redondas com cadeiras desirmanadas. Quilos de charme.

E afinal o que se come?

A ementa foge ao convencional dos italianos que se vêem por cá mas nem por isso é menos fiel às raízes do chefe Alessio Carrer. Nascido e criado na província de Veneza, e com tradição familiar na restauração, o responsável pela ementa do Sofisticato é homem de vários talentos e já percorreu meio mundo sempre pondo os dotes gastronómicos ao serviço da paixão pelos desportos radicais. Mudando de país consoante estivesse numa onda de kite surf ou de snowboard foi apurando o paladar e as habilidades culinárias.

Bárbara Bettencourt 2008-11-12

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora