Restaurante Sabores da Estrela – Moura

Gastronomia brilhante

Para chegar à Aldeia da Estrela apanhe a estrada que liga Moura a Mourão. Diz a sabedoria popular que é no meio que está a virtude. Pois bem, é a meio caminho entre estas duas localidades que fica a Estrela. Quer venha do norte ou do sul, fica desde já o aviso: não há como escapar a cerca de 6 km difíceis e tortuosos.

No entanto, a chegada ao destino compensa. Se tiver a sorte de apanhar um dia de sol, melhor ainda. A feição da localidade ficou muito alterada após a subida das águas da Barragem do Alqueva e assim, vista de cima, a aldeia parece uma peça de um puzzle...

Vinho na paisagem

A chegada ao restaurante consegue causar algum espanto. Estamos a falar de uma aldeia pequenina, de traça tipicamente alentejana. E é lá no meio que encontramos um espaço sóbrio e até com alguma sofisticação.

Logo à entrada damos de caras com um pequeno espaço dedicado a produtos gourmet da região. Um cantinho onde há desde azeite a vinagre balsâmico, doces, compotas e vinho. No que toca a este último, a lista está bem guarnecida b e assenta, sobretudo, nos vinhos alentejanos. Sugestões? Uma reserva de 2005 de Mosteirinho, de Cuba, um Morgado da Canita de 2005, de Moura ou uma garrafa de Courela dos Aleixos, 2004, da Amareleja.

Antes da refeição prove um destes vinhos. Pode ser a copo. No Sabores da Estrela não tem que beber a garrafa toda. E desfrute do néctar com os olhos postos na paisagem. Arriscamo-nos a dizer que o melhor espaço do restaurante fica cá fora. Falamos da esplanada. Tem vista para o Alqueva e oferece uma das melhores paisagens de toda a aldeia.

Mesa de estrelas

Já estamos comodamente sentados à mesa. Todo o mobiliário é de madeira escura, a contrastar com a claridade das paredes. À excepção do fundo, pintado em tons de creme e com estrelas estampadas, o restante espaço é todo branco. À mesa, sobressaem os runners em vermelho escuro. Simples e eficiente.

Ana Filipa Picoto 2011-03-14

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora