Restaurante O Forno – Campo Maior

Onde há petisco, há Forno

Da padaria que em tempos aqui existiu, sobrou pouco mais que o forno que dá nome à casa. Os petiscos que chegam à mesa são alentejanos com certeza, mas isso não significa que Paulo Franco não tenha dado um cunho pessoal à ementa. Já provou tâmaras com bacon?

A denunciar a sua existência há uma pequena placa na Rua 13 de Dezembro, em Campo Maior. À entrada vai duvidar se está ou não no sítio certo mas garantimos-lhe que percorrer o corredor estreito e sombrio vai dar bom resultado.

À mesa com…

O menu é rico. A gastronomia alentejana deixa a sua herança e as viagens do senhor da casa, Paulo Franco, dá conta do recado. À mesa as entradas sucedem-se. Pode ficar-se por um queijo de Serpa ou um presunto pata negra para acompanhar com o pão caseiro que tem à sua espera na mesa desde que chegou, ou pode pedir algo mais exótico como umas tâmaras com bacon. Ovos mexidos com farinheira são um clássico que cai bem em qualquer altura do ano. Se preferir o mesmo prato mas com espargos passe por esta casa na altura da Primavera.

O bacalhau e o porco preto são os protagonistas da ementa no que toca ao pratos principais. Fiel às tradições portuguesas, tanto serve um delicioso bacalhau dourado – no qual acrescenta suculentos camarões e estaladiças batatas fritas caseiras – como uma carne de alguidar ou uns secretos de porco preto bem servidos. Em minoria, a vitela também segue representada e o arroz de cabidela marca presença à sua mesa, se for apreciador.

Termine a refeição com um doce de requeijão que esperemos lhe fique na memória.

Andreia Melo 2011-09-14

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora