Restaurante Convento dos Frades - Lagos

Peixe fresco e bom vinho.

Na marginal de Lagos, tendo por trás a marina, na direcção oposta, subindo pelas traseiras do Hotel de Lagos, chega-se a uma das várias e interessantes zonas ainda típicas desta cidade.

Aqui a escala é outra, comparativamente à amplitude da zona ribeirinha. As casas sucedem-se ao longo de ruelas sinuosas e estreitas. Depois de uma subida mais do que acentuada chega-se ao Largo da Sra. da Glória, uma espécie de oásis de descanso onde se vê bem que é aqui que funciona o posto da GNR. Do seu lado esquerdo vê-se uma porta aberta com ar convidativo e uma lousa onde estão escritos à mão os peixes do dia. É o Convento dos Frades, um restaurante dentro da linha da grelha, que aproveita a frescura do peixe desta costa algarvia. É uma casa simples onde a exposição da imensa garrafeira cria um ar diferente. Não são muitas as mesas e é frequente esperar por lugar ao almoço, pois trata-se de uma casa bem conhecida de quem na cidade de Lagos vive ou trabalha.

Como já se percebeu, aqui predominam os peixes, os tais que viu anunciados na lousa à entrada. E pode vê-los e escolher o que mais lhe apetecer pois a frescura é garantia da casa. Nos acompanhamentos destaque-se a qualidade das saladas que souberam manter a simplicidade sem o aditivo hoje generalizado da cenoura ralada. São muitas as espécies de peixes possíveis. Linguado, goraz, salmonete, garoupa, dourada, pregado, pargo, besugo, lulas, sargo, chocos, atum e espadarte. Por encomenda e para duas pessoas é possível provar uma boa caldeirada de peixe. Para os aficcionados da carne fazem boa figura o bife à chefe, os secretos de porco preto ou a costeleta de vitela. Como se disse é grande a visível escolha de vinhos, mas há mais, é uma questão de falar com o proprietário, um bom apreciador e aconselhador.

Mafalda César Machado 2007-07-25

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora