Restaurante Chá com Água Salgada – Vila Real de Santo António

Mais do que arquitectura

Era uma vez um casal de arquitectos que virou costas a Lisboa para se instalar na Manta Rota, onde agora dirige um charmoso restaurante de praia, sobre o cordão dunar, de frente para o oceano. Uma história real, tão real como a elegante gastronomia do chef Marco Jacó, enriquecida por influências algarvias, alentejanas e castelhanas.

Os dias começam cedo e acabam tarde no Chá com Água Salgada: pelas nove horas arrancam os pequenos-almoços e o serviço de cafetaria no bar exterior, perfeitamente separado da sala de refeições, o que proporciona dois ambientes totalmente distintos. De manhã à noite há refeições ligeiras a pedido.

O restaurante propriamente dito, do lado de dentro, funciona a partir do meio-dia e serve a qualquer hora até à meia-noite. Depois, durante o mês de Agosto, o espaço fica aberto até às duas da manhã para quem quer beber um copo com o som das ondas a quebrarem ao fundo e o céu estrelado sobre as conversas.

Com a fachada que dá para a praia, a sala acaba por ser uma espécie de varanda para o areal, protegendo do calor e do vento sem comprometer a sensação de contacto com o ar livre. O que se vê dali são palmeiras, dunas, chapéus de palha, passadiços em madeira, toldos amarelos e o mar. À vista fica também o início do Parque Natural da Ria Formosa.

Um novo começo

Sandra Gomes e Paulo Esteves exerciam arquitectura em Lisboa quando decidiram ter filhos e mudar de vida, não necessariamente por esta ordem. Habituados a passar férias na Manta Rota, concelho de Vila Real de Santo António, vieram a descobrir, num desses períodos de descanso, o concurso público para exploração de um apoio de praia na vila. Concorreram e ganharam. Com eles está o chef Marco Jacó, oriundo de Lisboa, que deixou para trás a carreira de engenheiro para se dedicar com paixão à cozinha.

O edifício, da autoria das arquitectas Mónica Pacheco e Marta Machado, abriu em Julho de 2008. Foi construído essencialmente em madeira, material que domina pavimentos, revestimentos e tectos. Quem chega da vila, observa um rectângulo minimalista de ripas verticais que proporcionam um interessante efeito visual.

Cláudio Garcia 2009-08-19

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora