Restaurante 100 Nós - Grândola

Descontracção à beira-mar

Vale a pena chegar mais cedo e ficar à espera da hora do jantar, a gozar o pôr do Sol. No Restaurante/bar 100 Nós, em Tróia, há um cantinho de puffs que convida à preguiça, ideal para uma primeira bebida, com vista para o mar e para a serra da Arrábida.

A vista promete logo à chegada ao passadiço de madeira. O restaurante/bar 100 Nós, na península de Tróia, fica elevado sobre estacas, mesmo em cima da areia, virado para o mar e para a encosta da serra da Arrábida. E embora sirva almoços e esteja aberto durante o dia, é ao entardecer que o ambiente se cria, com o Sol a pôr-se devagarinho e as luzes a acenderem à vez, no outro lado da margem.

Apetece ficar à espera, nos puffs vermelhos ou na cama de rede que num dos cantos da esplanada convidam ao descanso – com uma bebida na mão, que pode ser uma caipirinha ou um mais soft granizado de fruta. Mas não faltam lugares nas mesas ao ar livre para o caso da fome apertar. O restaurante 100 Nós, que pertence ao Tróia Resort, aposta na localização sobre a praia e tira partido da vista, que se estende sobre o mar.

Entradas e tachinhos

Há espaço nas mesas do interior, dentro de portas, mas de casaco de malha vestido, é o ar livre que apetece ficar, a provar as entradinhas pensadas pelo chef Alexandre, responsável pela carta da casa. Há Ovas em molho de vinagrete, Grão com bacalhau, Barriga de porco em coentrada de alho e Mexilhão com escabeche e outros petiscos servidos com charme, a abrir o apetite.

A carta do restaurante inclui bifes e massas. Só que são as referências de peixe que mais chamam a atenção. O robalo e a dourada são servidos com batata a murro e legumes salteados. E seguem-se os famosos tachinhos de barro, com arroz Ceifeira da Comporta ou massada, que incluem versões de cherne e amêijoa, ou tamboril e camarão.

Helena Viegas 2009-09-02

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora