O luxo à distância de 20 euros
Uma centena de restaurantes de Lisboa e Porto participam este ano no Restaurant Week, evento gastronómico que pretende democratizar o acesso a estabelecimentos de topo com menus a um preço mais em conta. Durante 11 dias, de 22 de outubro a 1 de novembro, a cozinha de autor dá-lhe um desconto.
Há quem espere um ano inteiro para aproveitar as oportunidades do Restaurant Week e desta vez não será exceção. A edição 2015 reuniu nada mais nada menos que 100 restaurantes (76 da Grande Lisboa e 24 do Porto) e todos prepararam uma refeição específica pelo preço de 20 euros por pessoa. O menu, que em alguns casos apresenta pratos habituais da casa e noutros criações especiais para o evento, é composto por entrada, prato principal e sobremesa. O valor das bebidas não está incluído.
Da vasta lista de restaurantes – conheça aqui os 100 – muitos pertencem a hotéis, casos do Flor de Lis (Epic Sana Lisboa) e do Fábrica de Santiago (Hotel Santiago), em Lisboa, ou do Astória (Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas) e do Palatium (Pestana Palácio do Freixo), no Porto. Entre os outros destacam-se, por exemplo, o Lisboète e o Zambeze, em Lisboa, e o DOP ou o Book, no Porto.
Dos 20 euros pagos por cada pessoa, 1 euro reverte a favor de duas instituições de responsabilidade social, a Operação Nariz Vermelho e a Acreditar. O total irá juntar-se aos mais de 210 mil euros recolhidos com fins sociais ao longo das mais de 30 edições portuguesas do Restaurant Week.
As reservas (apresse-se porque costumam esgotar cedo) podem ser feitas no site do evento, do site thefork.pt (também disponível em aplicação para telemóvel) ou através do telefone 210 117 373.
Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-10-21