Quinta da Fornalha

A Quinta da Fornalha é um alojamento local situado numa propriedade de 160 hectares junto à aldeia de São Bartolomeu do Sul (Castro Marim). A rodeá-la estão o mar, a serra e a reserva natural do sapal
A quinta conjuga a oferta turística com a produção agrícola biológica, ambas assentes numa filosofia sustentável e de respeito pelos valores da terra e das tradições culturais da região.
O nome Quinta da Fornalha vem de um antigo forno (ou fornalha) de cal existente na propriedade. Atualmente está a ser recuperado para reavivar as origens deste local.
Por toda a quinta estendem-se campos agrícolas e pomares de fruta que abdicam do uso de qualquer químico ou fertilizante. Aqui os valores ambientais sobrepõem-se ao lucro imediato.
Rodeadas de vegetação, flores e figueirais, as quatro casas do núcleo central convidam os hóspedes a experienciar a quinta.
Mais isoladas estão a Casa Azul e Amarela, ideais para quem procura privacidade e silêncio absoluto. Quem lá fica uma vez acaba por voltar todos os verões por isso não é fácil conseguir uma reserva.
A três quilómetros da quinta (na direção de Castro Marim) fica a Casa da Horta, cuja capacidade varia entre as 10 e as 27 pessoas. É ideal para grupos de amigos ou grandes famílias.
A decoração simples e moderna mistura-se com as linhas e os materiais tipicamente algarvios das casas, todas recuperadas com técnicas tradicionais.
Simples, mas confortáveis e luminosos, os quartos conjugam os azuis e brancos com o castanho dos tetos e o ocre do chão. O mobiliário IKEA está presente em quase todos.
Todas as casas têm uma cozinha totalmente equipada onde se podem fazer refeições. Na quinta não há restaurante.
Os pequenos-almoços podem são servidos na sala de estar comum (junto à receção) ou nas próprias casas. Nos dias mais amenos sabe bem provar os produtos da quinta num alpendre com vista para a quinta.
A sala de estar comum é um espaço de convívio e lazer, com livros, poltronas e internet wireless à disposição dos hóspedes. Ali mesmo ao lado fica a cozinha dos produtos gourmet.
Burros, ovelhas, galinhas, cães e gatos convivem pacificamente e fazem as delícias dos hóspedes que gostam de animais. Quem quiser pode ajudar na sua alimentação.
No final da estadia, nada melhor que comprar um produto biológico gourmet - compota, manteiga de alfarroba, trufas de chocolate ou flor de sal – para levar para casa como recordação.

De pedra e cal com a natureza

Nelson Jerónimo Rodrigues 2013-04-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora