Numa fria manhã de Dezembro, questionámos a nossa sanidade mental. Porquê sair da cama para vir prestar provas perante dois instrutores implacáveis, fardados à militar, de cronómetro na mão, prontos a assinalar todos os nossos falhanços, que nos colocam irremediavelmente fora da escala e como tal inaptos para a recruta? Tudo bem, pelo menos percebemos que estar em boa forma física não é exactamente aquilo que pensávamos….
Aquecer
Pelas 10 horas de uma manhã de sábado (corriam aqueles dias bem fresquinhos de Dezembro), apresentámo-nos pontualmente no Estádio Universitário de Lisboa para comparecer às provas de condição física do Bootcamp. Confiantes na nossa agilidade e resistência, e curiosos quanto ao teor das provas que iríamos realizar, apenas o frio cortante nos retraía o entusiasmo.
Regime de fitness ao ar livre em jeito de treino militar, o Bootcamp surgiu em Portugal há perto de dois anos e tem captado cada vez mais adeptos para as suas fileiras. O desafio para esse sábado consistia em realizar as provas a que os praticantes se submetem de dois em dois meses para avaliação da sua condição física e registo da sua evolução (ou retrocesso).
À chegada, apenas o instrutor Tomé , de ar sério mas amável, sinaliza o ponto de encontro e aguarda os participantes. Respeitinho, se faz favor, que Tomé Sousa, 29 anos, é sargento-fuzileiro e instrutor na Escola de Fuzileiros da Marinha.
Na tropa a sério não é suposto haver tolerância mas lá esperamos 10 ou 15 minutos até que o grupo se forme: cinco raparigas e apenas um rapaz. Entretanto, já o instrutor Rui Teixeira (de aspecto mais imponente e intimidante do que o jovem Tomé) se juntou ao grupo e começa a distribuir os vistosos coletes que os “bootcampistas” devem envergar durante o treino.
As hostilidades são iniciadas com um aquecimento muito semelhante ao que fazíamos nas aulas de Educação Física do liceu: corridinha simples e depois com diversos movimentos de braços e de pernas, corridinha de lado, tudo bem aquecidinho, se faz favor, que isto hoje vai ser a doer….
À prova
Céu Coutinho 2011-01-12