Pousada do Vale do Gaio – Alcácer do Sal

Sonho de uma noite de Verão

E se um espaço combinasse a singeleza da paisagem alentejana com o bom gosto da arquitectura e decoração contemporâneas? Some a isto um restaurante com letra maiúscula e um rol de possibilidades para actividades de lazer e tem a descrição da pousada do Torrão debruçada sobre a albufeira da Barragem do Vale do Gaio.

Não deixe que o nome vale o engane. Esta pousada fica numa pequena elevação junto à barragem. Há cerca de 30 anos que olha para a albufeira. Desses tempos, restam apenas resquícios de memórias. Em 2008 o espaço foi comprado à rede das Pousadas de Portugal por Vasco Gallego - nome conhecido da restauração lisboeta por ser o proprietário do afamado XL, em São Bento - e ressurgiu de cara lavada. O novo deck de madeira é feito à medida da paisagem.

Sensibilidade e bom senso

De linhas rectas e sóbrias, o edifício de dois pisos manteve a traça original que lhe permite imiscuir-se na envolvência. Dos 14 quartos, cinco estão voltados para a barragem. Da varanda dá a sensação que nos encontramos na proa de um navio.

A decoração de interiores mantém-se sóbria, com o preto e o branco a ditarem as tendências. Minimalistas e despidos de acessórios meramente decorativos, todos os quartos apostam em dar primazia às enormes janelas que deixam entrar a luz e a vista exteriores.

Apenas nos espaços comuns há o culto ao pormenor, doseado e equilibrado. Como manda o bom gosto. A cor que impera é sempre o branco. Para que esta sorva a luz natural do local. A sala de estar é um bom exemplo dessa tendência. Paredes envidraçadas voltadas para a barragem marcam-lhe o estilo. Mas são vários os ambientes que aqui convergem. No Inverno, apetecerá passar tempo nos sofás de pele voltados para a lareira e utilizar as mantas ali deixadas.

De Verão, talvez sejam mais tentadoras as chaises longues e as espreguiçadeiras – com o apoio de banquetas – colocadas junto ao vidro para absorver a paisagem. Pode optar ainda pelos pufs de couro ao estilo marroquino.

Andreia Melo 2010-09-13

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora