Pizzaria Maritaca - Lisboa

Sabores transatlânticos

Um italiano capaz de agradar a gregos e troianos? O Maritaca é uma pizzaria tão cool que consegue transformar sanduíches de pizza num programa sofisticado.

Está numa de ir jantar a um daqueles sítios in e cheios de gente gira mas sem pagar os olhos da cara? A gente gira também andava sedenta de um local assim, trendy mas levezinho na carteira. Esse local mítico existe e chama-se Maritaca. O novo italiano da cidade abriu em meados do ano passado e se costuma andar pela Avenida 24 de Julho provavelmente já deu por ele, encaixado ao lado da discoteca Kapital.

Becas do Carmo e Luís Horta Osório trouxeram a ideia do Brasil onde existe um gémeo do Maritaca em Trancoso. Do outro lado do Atlântico voaram ideias quentes como os rolinhos e as sanduíches de pizza, uma espécie de crepes crocantes com massa de pizza e toppings ou recheios vários como frango, tomate fresco, alface, mozzarela, presunto, salame, rúcula e o queijo catupiry, um requeijão brasileiro que permeia toda a ementa do Maritaca.

As duas entradas já são ex libris da casa, mas o segredo maior é mesmo a capacidade para agradar e gregos e troianos, um caminho arriscado (corre-se o risco de não agradar a ninguém) que o Maritaca, um pássaro exótico, percorreu com água no bico até cá.

Industrial e intimista

Não se deixe intimidar pela porta fechada. Não há porteiro. A estrutura metálica gigante gira sobre si própria facilmente revelando o interior concebido por Sofia Horta e Costa. O espaço amplo, estilo loft, é um open space de inspiração industrial com grandes janelões envidraçados a deixar entrar a luz e ver o movimento no exterior.

Há tubagens e candeeiros em ferro no tecto, paredes forradas a paletes de madeira e duas enormes telas de João Louro com negativos de fotografias minimalistas. Ao centro, o bar e um forno a lenha à vista, dividem as águas: não fumadores para a esquerda e fumadores para a direita. Ao fundo, numa segunda cozinha discreta fabricam-se as massas, risotti, bifes e tudo o mais que não sejam pizzas.

Outra coisa boa: a dimensão do espaço, com capacidade para 150 pessoas, não se reflecte negativamente no tamanho ou espaço entre as mesas, o que garante bons níveis de privacidade e significa que o Maritaca consegue albergar simultaneamente grupos e duos sem risco de excessiva colisão sonora.

Bárbara Bettencourt 2009-06 -03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora