Pezinhos n`Areia - Castro Marim

Peixe fresco e brisas de mar

Quem procura uma esplanada ou restaurante de praia costuma contentar-se com sol, vistas para o mar e bons petiscos, mas esta casa tem muito mais para oferecer. Além da localização privilegiada, oferece ainda um ambiente simpático e descontraído, mas com toques de sofisticação pouco habituais neste tipo de locais. E ainda oferece uma gastronomia criativa e surpreendente, com peixe e marisco acabados de chegar da lota.

Quem o viu e quem o vê. Quando abriu portas, em 1983, o Pézinhos n`Areia não passava de uma pequena barraquinha que servia sumos e gelados aos veraneantes que começavam a descobrir a Praia Verde. Só que a pouco e pouco este areal rodeado de pinheiros e vegetação foi ganhando cada vez mais adeptos e o mesmo aconteceu com o seu apoio de praia.

Em 1990, o espaço passou a restaurante. Construído em forma de hexágono, passou a afirmar-se como um ponto de paragem obrigatório (sobretudo para os utilizadores do parque de campismo que existia nas redondezas) e durante duas décadas não parou de crescer, melhorando a cozinha e o serviço ano após ano.

O Plano de Ordenamento do Litoral Algarvio serviu de pretexto a mais uma renovação. E que mudança! Quando renasceu, em 2010, o Pézinhos n`Areia estava mais moderno, mais bonito e bastante mais sofisticado. E assim, três décadas depois, tornou-se uma referência da restauração no sotavento algarvio.

Dos calções ao vestido de noite

Quem chega ao passadiço da Praia Verde percebe de imediato que esta casa se preocupa em oferecer um pouco mais de charme e conforto que a concorrência da região. E nem é preciso entrar no espaço principal, porque junto a ele encontramos logo duas originais esplanadas em forma de dossel redondo, com poltronas de pele branca e cortinas de pano a proteger o sol.

Não é raro avistarem-se naquelas mesas várias garrafas de champanhe e cocktails de camarão. Sinal que ali o ambiente de praia ganha um pouco mais de sofisticação. Mas verdade seja dita, no Pézinhos n`Areia são todos bem-vindos, desde o banhista de praia com calções e chinelo no dedo ao turista que à noite gosta de se arranjar um pouco melhor à procura de algum glamour.

O restaurante está suspenso sobre o areal numa estrutura de madeira, que procura inserir-se harmoniosamente na paisagem em redor, feita de dunas e vegetação. Este material domina, de resto, todo o edifício, em parceria com uma enorme superfície envidraçada que faz jus às vistas privilegiadas para o mar.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2012-08-13

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora