Por caminhos recortados por um imenso labirinto de água parta à descoberta de um importante património ambiental.
Mal coloca os pés no percurso de terra batida é frequente parar e deter a vista no suave planar das cegonhas. Na verdade, a escassos metros do início do percurso de Salreu, o primeiro do projecto Bioria, em Estarreja, distrito de Aveiro, estão estrategicamente colocados vários ninhos de cegonhas brancas, mesmo em cima dos postes da linha de comboio.
Após estas simpáticas boas vindas prepare-se para entrar num universo que durante anos apenas foi conhecido pelos agricultores e locais daquela pequena freguesia bordejada pela ria de Aveiro, situada numa zona fértil denominada Baixo Vouga Lagunar.
Ao fim de três anos de projecto, o Centro de Interpretação Ambiental está finalmente em funcionamento. Num edifício em madeira amovível, e a replicar o aspecto dos palheiros da região, pode ter acesso a informação detalhada do que pode ver.
Num pequeno auditório com capacidade para 21 lugares é feita uma apresentação virtual do trajecto e na loja pode adquirir o guia de campo onde estão assinaladas as principais espécies a observar.
Uma preciosidade é o documentário “Discretas Afinidades”, um filme encantador e no qual são apresentadas as espécies e mudanças que ocorrem naquela zona ao longo de todo o ano.
Mas o melhor mesmo é pôr-se a caminho de um trajecto constituído por um importante património natural e que é ponto de descanso para as espécies em migração.
A metamorfose
Após o Inverno, depois dos campos terem sido alagados, já se avistam as plantações de arroz a tomar forma. Até ao pico do Verão, os arrozais vão passando do verde a tonalidades mais maduras.
Ao longo do trajecto damos de caras com alfaias agrícolas coloridas, famílias a cuidar dos campos e até pode ser que se cruze com uma embarcação qualquer a caminho da pesca ou em passeio.
Este trilho em terra batida é também usado para a prática desportiva. Bem cedo de manhã há quem ali vá dar a sua corrida matinal ou um passeio de bicicleta. A cena repete-se ao entardecer. Estas são as horas em que é mais aconselhável passar pelo percurso, altura em que as espécies se movimentam em busca de alimento.
Andreia Fernandes Silva 2009-09-02