Apagar as velas mas não as pistas!
O universo de Sherlock Holmes, Hercule Poirot e outros famosos detetives é a fonte de inspiração para estas festas de aniversário sob o signo do mistério. Identificar e seguir pistas, estabelecer raciocínios lógicos, hipóteses prováveis para no final deslindar a trama e apontar o culpado. Parabéns a você, neste dia de enigmas!
Festa de aniversário Poirot no Visionarium
O famoso detetive belga Hercule Poirot dá o mote para uma divertida festa no Visionarium de Santa Maria da Feira. O cenário é ideal, um centro de ciência à medida da melhor equipa de investigadores. Nesta história policial o objetivo é caçar o ladrão João Trapalhão e desvendar o mistério. Saiba mais aqui.
Detetives da natureza na Tapada de Mafra
Um bom detetive tem de estar preparado para atuar em todos os tipos de terreno. A Tapada Nacional de Mafra desafia a descobrir pistas no meio da natureza, o que pode ser complicado. Ao longo de um percurso pedestre pretende-se estimular a curiosidade das crianças para a natureza, dando a conhecer a Tapada, a sua fauna e flora. Saiba mais aqui.
Crime no Parque de Serralves
O ambiente tranquilo dos jardins de Serralves, no Porto, foi abalado por um crime. Mas a equipa C.S.I. vai entrar em ação para recolher as provas que irão ajudar a identificar o culpado. Depois da recolha no terreno, os indícios seguem para o laboratório da quinta para serem analisados. Fios de cabelo, impressões digitais, fibras perdidas - qualquer elemento pode constituir a prova decisiva. Os pequenos detetives irão aprender como se faz a extração de ADN e a impressão de pegadas. Saiba mais aqui.
Cientistas detetives
A Neurónios Curiosos também propõe uma festa à maneira do C.S.I. com muita análise de provas em laboratório. Lupa e microscópio são as ferramentas indispensáveis para estudar os indícios que o criminoso deixou para trás. Saiba mais aqui.
Detetives no museu
Os museus também são palco de crimes e o roubo de obras de arte é uma façanha cometida pelos mais ardilosos burlões que atuam em todo o mundo. A Casa Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, abre as suas portas para uma aventura detectivesca entre peças de museu. Será que é possível uma escultura falar sem dizer nada? Um diamante pode ser encontrado antes de ser perdido? É possível percorrer 2500 anos com 25 passos? São alguns dos enigmas que os aprendizes de detetive vão desvendar em 45 minutos de emções. Saiba mais aqui.
Festa Sherlock Holmes
Por fim, uma ideia inspirada. Os pais podem criar a sua própria festa de detetives, baseada num herói à escolha, de lupa e células cinzentas bem oleadas. Veja aqui a festa Sherlock Holmes que uma mãe preparou para o seu filho. Saiba mais aqui.