Visitas História em família, Conta-me Histórias e Tertúlias para Noites de Insónia são os ingredientes de um Fim-de-Semana Fora de Série na Casa das Histórias Paula Rego. A decorrer dias 28 e 29 de Janeiro, o programa é para toda a família e desvenda alguns dos segredos que se escondem por dentro deste edifício premiado, com o traço do arquiteto Eduardo Souto Moura. Fique a conhecer estas e outras atividades que integram a agitada vida deste museu repleto de histórias para contar.
Vistas com História
As Visitas História em família propõem o cruzamento entre as exposições e as histórias que lhes estão subjacentes. No sábado realiza-se a visita Quem Conta um Conto que relaciona a série Príncipe Porco de Paula Rego com o livro Oinc! A História do Príncipe-Porco, uma co-edição com a Orfeu Negro, com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Paula Rego.
Através desta história, os visitantes são desafiados para uma interpretação do percurso expositivo O Corpo Tem Mais Cotovelos que integra mais de uma centena de obras, entre as quais Love, Entre as Mulheres, Anjo, as séries Misericórdia e o Ciclo da Virgem, e ainda Place, de Victor Willing, marido da artista.
No domingo realizar a visita A Terrível e o Anjo, um percurso arrepiante que propõe olhar as figuras que habitam as obras de arte através do nosso corpo e desvendar o universo dos contos populares evocado pela obra de Paula Rego.
As Vistas História realizam-se às 11h e têm a duração de 90 minutos.
No sábado, pelas 15h45, os mais pequenos poderão ainda reunir-se numa roda para escutar na íntegra a história do Príncipe Porco, contada por Miguel Fragata.
O Feio e o Grotesco
Interditas a menores de3 18 são as Tertúlias Para Noites de Insónia, um ciclo de conversas de participação gratuita, desenvolvidas por investigadores e artistas convidados, em que se trocam reflexões sobre as obras em exposição. Sob o tema O Feio e o Grotesco, esta é uma iniciativa conjunta entre o Ateliê/ S.E., o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Conduzida por Ana Nolasco e Carlos Augusto Ribeiro, a conversa irá debruça-se sobre o conceito de feio e as suas subcategorias, como o grotesco, o monstruoso ou o abjeto. Tem lugar no sábado, pelas 16h30.
Outras atividades
T. Céu Coutinho / F. Casas das Histórias Paula Rego 2012-01-25