Passeios obrigatórios

Três dias à sua medida

Com o fim-de-semana prolongado à porta, aproveite para quebrar rotinas. Vá visitar aquele museu que ainda não conhece, leve os miúdos a um parque ou aproveite para explorar uma vila amuralhada no Alentejo. Ideias para todos.

Monsaraz - História que se escreve a xisto e a cal

Nestes caminhos de xisto já pisaram cristãos, moçárabes, árabes e judeus. Hoje, para além dos habitantes locais, pisam um sem número de turistas. E porquê? Porque sobre este antigo castro pré-histórico surgiu a vila medieval de Monsaraz onde em poucos metros quadrados cabem séculos de História. E tudo preservado como deve de ser.

Não leva mais de 30 minutos a percorrer a vila de lés a lés. Mas as paragens a que a beleza do espaço obrigam rapidamente transformam uma caminhada numa tarde bem passada. Deixamos só a sugestão que opte por calçado fácil. Já sabe que o xisto tem altos e baixos…

Há portas medievais que se escondem nas pequenas ruas labirínticas, igrejas seculares quase ao virar de cada esquina e um ou outro museu disfarçado, em vielas. E quando o património parece ter sido todo revisitado, eis que ainda surgem umas quantas lojinhas tradicionais onde encontra o melhor do Alentejo e ainda o pode levar para casa. Percorra a rua que percorrer, encontra sempre com que se entreter. Rima e é verdade. 

Consulte o passeio completo aqui.

Zoo - O reino animal ao vivo e a cores

Aos 126 anos de idade, o Zoo de Lisboa está com mais vida do que nunca. São tantas as espécies em exposição que podemos descobrir um animal diferente todos os dias, agora sem jaulas ou grandes barreiras. Tão perto, tão perto, que arriscamo-nos a ser beijados por um leão-marinho ou a sentir na pele a textura de uma serpente...

São mais de 2000 animais de 364 espécies que habitam o mais antigo jardim zoológico da Península Ibérica e um dos maiores parques temáticos do mundo, transferido para a actual localização (Quinta das Laranjeiras) em 1905.

Não é por acaso que um dos slogans do parque desafia os visitantes a descobrirem “o novo jardim zoológico de sempre”. De facto, foram muitas as alterações realizadas nos últimos anos, sempre com o objectivo de criar um habitat o mais natural possível para os animais.

Curiosamente, a taxa de natalidade subiu consideravelmente desde que os animais passaram a ter melhores condições e, volta não volta, lá nasce mais um pequenote. Com tanto para ver, o melhor mesmo é passar o dia inteiro no parque e seguir o programa de apresentações, que se vão sucedendo quase até ao fecho dos portões, às 8 da noite.

Consulte o passeio completo aqui.

2010-10-27

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora