Sugerimos-lhe alguns passeios para aproveitar o fim-de-semana prolongado que aí vem. De carro, a pé e até de comboio, o que interessa é sair de casa e gozar os pormenores surpreendentes que o país tem para oferecer.
Serra, céu e mar
Ateste o depósito do carro, prepare um piquenique e, pelo sim, pelo não, leve o GPS. O que lhe propomos é uma ida até à serra da Arrábida, não descurando as localidades ali à volta. Junte o melhor da Natureza, aqui muito bem representada pelo Parque Natural da Serra da Arrábida, à imponência dos monumentos, como o castelo de Palmela ou o Palácio dos Duques de Aveiro, em Azeitão. E não se esqueça dos petiscos. Ai, os petiscos! Sejam as tortas repletas de ovos e açúcar, seja o néctar feito dessa perfeita casta de uva que é a moscatel, seja o peixe fresco na brasa ao final do dia. E respire bem fundo que não há ar mais puro que o da serra…
Ver passeio completo
Perdidas no Atlântico
Tão perto da costa mas tão isoladas de tudo, assim são as Berlengas. Três grupos de ilhéus de uma Natureza ímpar e praticamente virgem. Se procura um fim-de-semana de isolamento da urbe, este é o local certo. Ainda mais nesta época do ano. Vinda a Primavera, é ver centenas e centenas de gaivotas que fazem das Berlengas a sua casa. Aliás, quem for adepto do birdwatching tem aqui uma autêntica caixinha de Pandora. Além disso, também a flora adquire tonalidades únicas nesta altura do ano. É quase como viajar até uma ilha mágica…
Ver passeio completo
Ana Filipa Picoto 2010-03-31